23°C 32°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Pará participa da elaboração do novo Plano Nacional de Política sobre Drogas

Encontro nacional em Brasília, com a presença da Seju, ocorre após a realização de cinco etapas regionais, incluindo uma no Pará

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
24/07/2025 às 16h07
Governo do Pará participa da elaboração do novo Plano Nacional de Política sobre Drogas
Foto: Divulgação

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), participou na quarta-feira (23) da etapa nacional da consulta pública para a construção do novo Plano Nacional de Política sobre Drogas (Planad), em Brasília (DF). O evento marcou o encerramento da fase de participação popular da elaboração do documento, que vai organizar e orientar a execução da política nacional sobre drogas.

Antes da etapa nacional, a consulta pública para o novo Planad ocorreu em cinco edições regionais, realizadas em cada uma das regiões brasileiras. Na região Norte, a consulta ocorreu em Belém e foi organizada pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coned) e pela Seju, órgão responsável pela gestão das políticas sobre drogas no Pará.

Continua após a publicidade
Anúncio

Representando a região Norte no evento, a 2ª vice-presidente do Coned e diretora de Justiça da Seju, Renata Hage, foi responsável pela relatoria do eixo com o tema "Acesso ao Cuidado e Sistema de Direitos", que visa garantir que usuários de drogas e suas famílias tenham acesso a serviços essenciais, como saúde, assistência social, moradia, educação e justiça.

Renata Hage destacou a importância da escuta ativa dos territórios e da consolidação das propostas regionais para a nova redação do Planad. “A presença da região Norte nesse processo garante que suas realidades e vulnerabilidades não sejam invisibilizadas, promovendo uma política pública mais justa, inclusiva e efetiva para todos os brasileiros”, frisou.

Após a etapa nacional da consulta, os dados serão organizados na proposta final do novo Plano. Em seguida, o documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) para aprovação.

(Com informações da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos - Senad)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.