23°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas começa nesta terça-feira em Brasília

 Evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e promove integração entre governo federal e municípios

Redação
Por: Redação
10/02/2025 às 14h05
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas começa nesta terça-feira em Brasília

Começa nesta terça-feira (11) e segue até quinta-feira (13), em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal. O evento reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com o objetivo de aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios, facilitando o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.

Na abertura do evento, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros. A programação conta com mais de 170 atividades simultâneas, que abordarão temas como diretrizes e orientações sobre programas federais, recursos disponíveis, informações técnicas, administrativas e financeiras para os municípios, além de debates sobre mudanças climáticas, direitos humanos, cidadania, gestão local, segurança pública, integração regional e transição energética.

O encontro também discutirá o relacionamento institucional entre prefeituras, ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal. Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), o evento é crucial para garantir a continuidade das políticas públicas e fortalecer as parcerias entre o governo federal e os municípios.

Continua após a publicidade
Anúncio

Processo de transição e apoio institucional
O governo federal destaca a importância do processo de transição para os novos gestores municipais. “Esse momento é fundamental para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o governo federal e os municípios”, afirmou o MPO. O encontro, que deve reunir mais de 20 mil pessoas, é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e correalizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Para participar do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, é necessário realizar inscrição prévia no site da SRI. As atividades serão distribuídas entre os auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

O encontro representa uma oportunidade única para os novos gestores municipais se prepararem para os desafios do mandato, além de fortalecer a integração entre os entes federativos em prol do desenvolvimento local e nacional

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
Saiu no Diario Há 2 dias

Prefeitura de Parauapebas publica contrato de R$ 129 mil antes de assinar e agora precisa corrigir a própria “trapalhada”

Trapalhada administrativa faz Secretaria de Obras publicar extrato oficial antes da assinatura; com desistência de empresa, contrato das tampas de bueiro pode mudar de mãos em meio a mistério sobre preços.

Foto: Divulgação
CONTRATO Há 4 dias

MAIS DE R$ 4 MILHÕES! Prefeitura de Parauapebas fecha contrato milionário para alugar veículos escolares sem motorista e sem combustível

Em plena crise e sob os olhares atentos da população, o Fundo Municipal de Educação fecha acordo astronômico que repassa milhões à iniciativa privada, deixando o ônus de motoristas e abastecimento nos ombros do município.

Foto: Divulgação/Redes sociais
FERROVIA Há 5 dias

Manifestantes mantêm bloqueio da Estrada de Ferro Carajás e cobram respostas em Marabá

Protesto ocorre no km 785, na região de Itainópolis, e reúne moradores com reivindicações relacionadas a estradas vicinais e questões fundiárias

Foto: Divulgação/Redes sociais
ACIDENTE Há 1 semana

Instinto de mãe: mulher é atingida por moto ao tirar filha do meio da avenida no sul do Pará

Câmeras de segurança registraram o momento do atropelamento, em Floresta do Araguaia; criança não sofreu ferimentos

Foto: Divulgação
PROTEÇÃO Há 1 semana

Canaã dos Carajás cria protocolo para fortalecer atendimento a mulheres vítimas de violência

Medida anunciada durante o Agosto Lilás busca integrar serviços e tornar mais organizado o acolhimento e o encaminhamento de mulheres em situação de violência no município