26°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

Geral SAÚDE

No HGT ações de humanização promovem bem-estar e acolhimento para pacientes

Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) realiza diversas ações para ampliar a satisfação dos usuários

24/06/2024 às 12h13
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Atualmente, composta por 22 membros voluntários de diferentes setores da unidade hospitalar, o projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), do Hospital Geral de Tailândia (HGT), empenha-se em uma variedade de iniciativas acolhedoras que beneficiam pacientes, acompanhantes e colaboradores, que culminou na média mensal de 90% do índice de satisfação do usuários.

Ao promover um ambiente de cuidado e bem-estar, o GTH busca tornar cada momento não apenas de cuidado médico, mas também uma oportunidade de conforto e apoio mútuo.

Ao longo de onze anos de dedicação à unidade, o GTH, atualmente coordenado pela nutricionista Patricia Manfredi, promove diversas atividades. Entre elas, destacam-se o projeto “Capelania Hospitalar”, “Projeto Laços de Amor” e “Comemorando com Alegria”.

A coordenadora explica que o GTH é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de melhorar os processos de trabalho e a qualidade da produção de saúde para todos.

“O GTH pode ser estabelecido em qualquer instância do SUS e é composto por indivíduos interessados em debater os serviços oferecidos, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações entre os trabalhadores de saúde e os usuários”, acrescenta.

Por meio do grupo, diversos projetos têm sido implementados para promover uma abordagem mais humanizada nos serviços de saúde ofertados no HGT, buscando aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento e garantir uma experiência mais acolhedora e eficaz para todos os envolvidos.

Projetos e Ações Desenvolvidas pelo Grupo

Capelania- É realizado por voluntários de diversas denominações religiosas que, com o apoio dos membros do GTH, realizam visitas diárias aos leitos dos pacientes internados que desejarem. O objetivo é oferecer apoio espiritual e emocional aos pacientes e seus familiares durante o período de internação.

A paciente Raimunda dos Santos, de 48 anos, compartilha sua experiência positiva com o atendimento da Capelania. Durante sua internação, ela teve a oportunidade de receber a visita dos capelães.

"Fico muito feliz por poder ter esses momentos de oração e agradecer a Deus pela vida, mesmo estando aqui no hospital. Muitos passam por momentos difíceis durante a internação, e ter esse projeto da Capelania ameniza um pouco essa experiência”, concluiu a paciente.

Laços de Amor -O projeto visa proporcionar às gestantes uma visita à maternidade para conhecerem a estrutura do local. “Com o passar do tempo, o projeto foi ampliado e vimos a importância de fornecer informações adicionais às gestantes. A visita, agora denominada Hospitur, é realizada no auditório da unidade ou de forma individual, com orientações personalizadas. Durante esses encontros, a equipe multiprofissional realiza orientações personalizadas para esclarecer as dúvidas das gestantes, abordando assuntos relativos ao pré-natal, parto e pós-parto”, concluiu Manfredi.

Comemorando com Alegria - Organiza celebrações de aniversários dos pacientes internados e de datas comemorativas. As comemorações incluem bolo funcional, balões, presentes e parabéns de toda a equipe assistencial da unidade hospitalar e do grupo, proporcionando momentos de descontração e alegria aos pacientes durante sua internação.

Irlana Souza, que completou 33 anos, expressou sua gratidão pelo gesto do projeto. "Fiquei muito emocionada e feliz com a surpresa no meu aniversário, não esperava e, de repente, todos aqui. Foi um momento muito especial! Agradeço imensamente a equipe do HGT por tornar meu dia ainda mais especial", finalizou a usuária que mora no bairro Greenville, em Tailândia.

Além dos projetos mencionados, o grupo também organiza eventos especiais em ocasiões festivas como Páscoa, Natal, Ano Novo e festas juninas, entre outras datas comemorativas. Nestas ocasiões, atividades lúdicas são planejadas para criar um ambiente festivo dentro do HGT. O objetivo é oferecer um dia especial, não apenas para os pacientes e seus acompanhantes, mas também para os colaboradores. Além disso, essas celebrações são uma oportunidade para compartilhar momentos de alegria e conforto durante a jornada hospitalar.

Estrutura- O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

O Hospital é uma unidade de saúde do governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio