23°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral PESQUISA

Iesp promove primeiro seminário acadêmico sobre Segurança Pública no Pará

Houve seis apresentações acadêmicas, que permitiram a profissionais e estudantes da área a atualização sobre pesquisas e boas práticas em gestão

15/04/2024 às 19h41
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com o objetivo de promover pesquisa e debate de especialistas na área de segurança, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) promoveu, nesta segunda-feira (15), o seminário “A Prática da Pesquisa no Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Pará: Um olhar da e para o cotidiano na Gestão Estratégica”. O evento abordou produções institucionais para a aula inaugural do Curso Superior de Polícia, que será realizado neste ano.

Foram seis apresentações acadêmicas realizadas no auditório do Instituto, sendo uma oportunidade para que profissionais e estudantes da área se atualizem sobre as últimas pesquisas e boas práticas em gestão na Segurança Pública. O evento também contribuiu para a integração entre as diferentes instituições que atuam na área, promovendo o debate e a troca de experiências. Gestores de vários órgãos de segurança pública participaram do seminário

Para o diretor do Iesp, Walder Carvalho, o seminário é uma iniciativa para fomentar discussões voltadas à construção de conhecimento para a nova turma de formação de policiais. “Essa iniciativa é importante para a apresentação dos seis melhores artigos dos formandos no Curso Superior de Polícia do ano de 2023. Reunimos aqui esses profissionais para que possam ampliar os conhecimentos dos novos e proporcionar a troca de experiências vivida no Curso”, disse o diretor do Iesp.

Continua após a publicidade
Anúncio

A coordenadora da Comissão e coordenadora de Ensino Superior do Iesp, coronel BM Mônica Veloso, destacou a escolha dos alunos para o seminário. “Não por um acaso escolhemos os seis melhores trabalhos para quepudessem ser apresentados aos novos alunos do curso que iniciaram as aulas hoje. Com isso, vamos inaugurar também a formação de novos seminários, sendo de grande importância para as discussões acadêmicas desenhadas no Iesp", informou a coronel Mônica Veloso.

Prestação de contas- Na avaliação do assessor técnico do Instituto e presidente da CPA, coronel Elson Brito, o seminário visa à produção de ações práticas voltadas ao Curso Superior de Polícia, cuja formação de 2024 começou na manhã desta segunda-feira. “Este seminário tem a função muito clara de mostrar para a sociedade o que o Instituto de Ensino Superior do Estado produz enquanto ciência e ações práticas voltadas para o Curso Superior de Polícia. É uma forma, uma prestação de contas do Iesp com a sociedade, com o Sistema de Segurança, dando conta do que se produz aqui e, efetivamente, essa produção ajuda na política de segurança pública do Estado. É um seminário que pela primeira vez ocorre no Iesp, e vai se tornar tradição em complemento à aula inaugural. A partir do próximo ano, os futuros palestrantes serão alunos que estão sendo formados agora, assim como esses que estão ministrando o seminário já foram alunos no passado”, informou.

Entre as produções apresentadas estão “Descentralização da administração financeira: análise sobre a criação de unidades gestoras executoras no âmbito da PMPA”, apresentada pelo tenente-coronel PM Heyder do Nascimento, e “Novo cangaço: uma análise do enfrentamento das ações de patrulhamento rural da PMPA no interior do Estado do Pará, no período de 2019 a 2022, realizados pelo BOPE e BPR”, ministrada pela tenente-coronel PM Lindiany Baía.

A apresentação “Atuação da diretoria estadual de combate a crimes cibernéticos no enfrentamento aos crimes”, foi conduzida pela delegada Vanessa Lee Araújo, enquanto “Implementação do recurso de videoconferência como sistema de construção probatória no âmbito da Polícia Civil do Estado do Pará: estudo de caso sobre a análise de conformidade com a cadeia de custódia das evidências digitais”, apresentado pelo delegado Vitor Lima Leal.

O Seminário contou ainda com a “Abordagem humanizada em tentativas de suicídio: um estudo sobre a necessidade de especialistas para este tipo de atendimento”, pelo tenente-coronel BM Cézar da Silva, e “Informação a serviço da segurança pública: a importância da integração das bases de dados no Estado do Pará”, pelo tenente-coronel BM Luiz Alfredo dos Santos.

Valorização– O Curso representa a promoção da pesquisa do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para valorizar os agentes de segurança pública.

A especialização visa à progressão funcional dos oficiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e dos delegados da Polícia Civil. A especialização lato sensu oferta 65 vagas para duas turmas, na modalidade semipresencial.

O Iesp é uma autarquia de regime especial, vinculada à Segup, responsável pela formação e pelo aperfeiçoamento dos profissionais da Segurança Pública do Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio