22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

Geral MEIO AMBIENTE

Governo reforça monitoramento e fiscalização ambiental com nova unidade da Semas em Belém

Por Igor Nascimento (SEMAS)01/04/2024 18h47Nesta segunda-feira (01), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou a nova unidade da Secretaria...

01/04/2024 às 19h23
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Nesta segunda-feira (01), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou a nova unidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), localizada na Travessa Lomas Valentinas, no bairro do Marco, em Belém. Durante o evento, o chefe do Executivo Estadual também realizou a entrega de novos equipamentos para reforçar o monitoramento e a fiscalização ambiental.

Ao todo, os investimentos são de R$5,6 milhões, entre recursos do Estado e do banco de desenvolvimento alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), como parte das ações do programa Realiza Pará, que prevê investimentos para a proteção florestal, controle do desmatamento e estímulo à bioeconomia.

Entre as novidades está uma nova Sala de Monitoramento Ambiental, equipada com um novo videowall e equipamentos de alta performance, colaborando para o planejamento das ações de proteção da floresta. O prédio abriga 10 diretorias da Semas, onde trabalham cerca de 300 servidores e inclui ainda salas de reunião, auditório e espaços de convivência.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, foram entregues viaturas com acesso à internet via satélite (starlink) e outros veículos equipados com rádio, permitindo a comunicação em tempo real das equipes que atuam nas operações de combate ao desmatamento com a base em Belém.

Na ocasião, também foi apresentado o aplicativo Semas Pará, que reúne os serviços disponibilizados pela Semas aos cidadãos de forma mais acessível e rápida, como denúncia de crimes ambientais, consulta a processos de licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), gestão florestal, recursos hídricos e muito mais.

“Estamos investindo em tecnologia para que ela seja uma aliada nas ações de fiscalização, monitoramento, controle. Quando temos tecnologia, temos as informações em tempo real o que permite com que as ações de correção e também de repressão às ilicitudes ambientais possam acontecer no tempo de preservar a floresta, garantindo com que a legalidade esteja plena em nosso estado”, destacou o governador Helder Barbalho.

“Além dos investimentos em tecnologia nós estamos avançando nas estratégias transversais, atuando com fiscalização mas também nas agendas de economias verdes, de estímulo às produções sustentáveis do estado, em capacitação e qualificação dos produtores para que o uso do solo do estado do Pará se dê de forma a descarbonizar as atividades produtivas no nosso estado”, disse o governador.

“Em um estado que possui 75% do seu território em florestas e em que as demandas de fiscalização requerem estejamos nas áreas rurais, nos pontos mais distantes no território paraense, é fundamental que possamos equipar o efetivo para que em tempo real possamos garantir a nossa atuação de forma rápida e eficiente”, frisou o chefe do Executivo.

O titular da Semas, Mauro O’ de Almeida, destacou que essa é mais uma etapa que o governo estadual implementa para o fortalecimento da política de preservação ambiental no estado do Pará.

“Com a nova unidade inaugurada hoje, nós iremos intensificar ainda mais a política ambiental do estado do Pará que por um lado atua fortemente no comando e controle, com as operações de fiscalização, e por outro na estratégia de descarbonização da nossa economia, tudo dentro do nosso Plano Estadual Amazônia Agora. Com essa nova sede, também estamos entregando novos equipamentos e recursos tecnológicos que, sem dúvida, vão proporcionar ainda mais avanços na proteção da Amazônia.

Ainda de acordo com Mauro O’de Almeida, a nova sede da Semas reforça o compromisso do Executivo com a proteção da floresta. “Essa é mais uma demonstração da preocupação e o cuidado que o estado do Pará tem em fortalecer sua política de preservação ambiental em todas as vertentes, seja com a nomeação recente de novos servidores, seja com o investimento em tecnologia, seja na estruturação de novos espaços que dão base e sustentação para todas essas estratégias”, conclui o titular da Semas.

O evento contou com a presença da vice-governadora, Hana Ghassan; do secretário de segurança Pública, Ualame Machado; da secretária de Planejamento e Administração, Elieth Braga; além do presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade, Nilson Pinto, entre outras autoridades.

O Programa Floresta em Pé, no qual as ações do Realiza Pará, da Semas, estão inseridas, é fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil por meio do KfW Banco de Desenvolvimento e executado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Tem por objetivo contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento valorizando a floresta amazônica em pé por meio da promoção da bioeconomia, do apoio no controle do desmatamento e do fortalecimento da governança ambiental nos estados do Amazonas e Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio