22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

Geral SAÚDE

Crianças do Regional da Transamazônica têm oficina de ovos de chocolate

Ação de humanização foi bem recebida pela garotada e acompanhantes

27/03/2024 às 10h38
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Uma tarde diferente mobilizou as crianças internadas na clínica pediátrica do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade em Altamira, no sudoeste do Pará. Em alusão à Páscoa, as crianças tiveram uma oficina para confecção de ovos de chocolate. Pais e acompanhantes dos pequenos também entraram na brincadeira e ajudaram na decoração dos chocolates.

A ação teve apoio das equipes Psicossocial, Serviço de Nutrição e Dietética e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O HRPT é gerenciado pelo Instituto ACQUA em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Para (Sespa).

Mãe de Nícolas, de 7 anos, Dila Torres agradeceu a organização do evento e por ver o filho feliz diante de uma nova experiência. “Eu acho importante porque ele é uma criança com autismo. E para os autistas, esse tipo de brincadeira é algo que expressa novidade".

Continua após a publicidade
Anúncio

"No caso do meu filho, essa ação é algo diferente da rotina dele. Isso o deixa um pouco emocionado e até eufórico, ainda mais porque estamos em época de Páscoa, quando se fala muito em chocolates e ele ficou alegre”, disse Dila.

Com sorriso no rosto, Eliza Neves, de 10 anos, também curtiu a novidade. “Eu gosto muito de comer chocolate e ovos de páscoa. Estou feliz de participar. Coloquei uva e outros doces aqui para deixar bem mais gostoso”, disse a menina, que será submetida a uma cirurgia de hérnia.

Durante o evento também houve a participação de um personagem simbólico: o coelho da páscoa. Outras figuras também integraram a ação, que teve materiais e fantasias cedidas pela Prefeitura Municipal de Altamira, com apoio da Associação TEA’s do Xingu.

O projeto

Uma das idealizadoras é Elda Oliveira, coordenadora de Enfermagem da clínica pediátrica. Ela acredita que mesclar datas comemorativas com ações de humanização podem ajudar na recuperação dos pacientes.“ Nós observamos uma ótima adesão dos pacientes, levando para o lado psicológico e emocional e isso influencia positivamente no quadro clínico de cada um. Então, foi levando em consideração esse aspecto que tivemos a ideia de preparar para eles um evento na semana de páscoa”, explicou a enfermeira.

O momento de diversão das crianças também foi pensado com cuidado pelo setor responsável pelos alimentos. A nutricionista Erica Alves relata que mesmo com a presença do chocolate, a inclusão de frutas no cardápio da ação também foi pensada. “Já é de hábito as crianças consumirem tudo com bastante açúcar, ainda mais agora nesta época de Páscoa, mas é nosso dever incentivar o consumo de frutas. Nessa brincadeira, nós incluímos banana e uva justamente para incentivá-los a ter também uma alimentação mais saudável e que vá agregar nutrientes”, explicou a profissional.

Texto de Jonas Ribeiro / Ascom HRPT

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio