22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fasepa) promove práticas de vida saudável

Iniciativa em parceria da Escola Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa envolveu os socioeducandos do Centro Juvenil Masculino (CJM)

26/05/2023 às 16h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Uma ação pedagógica trabalhou temas relacionados à vida saudável com os socioeducandos do Centro Juvenil Masculino (CJM), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). O evento, nesta sexta-feira (26), envolveu os adolescentes no Projeto Vida Saudável, realizado pela Escola Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, vinculada à Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Eles receberam informações sobre como ter uma vida com bons hábitos diariamente, incluindo a alimentação.

A iniciativa partiu dos professores da (Seduc), que atuaram em parceria com o CJM durante o período de um mês, promovendo ações de reflexão sobre saúde, alimentação e hábitos saudáveis. Segundo a coordenadora pedagógica da (Seduc) na unidade, Michele Alves, “o projeto envolveu todas as áreas de conhecimento ministradas pelos professores aos socioeducandos, matemática, linguagem, arte, inglês, entre outras, trabalhando diferentes aspectos”, explicou à coordenadora.

Exposic?a?o de trabalhosA ação também buscou conscientizar e incentivar práticas alimentares saudáveis, com destaque para a boa alimentação para a qualidade de vida. A partir do tema principal, foram abordados outros focos, por exemplo, distúrbios alimentares, as doenças que podem ser ocasionadas ou agravadas por uma má alimentação.

Continua após a publicidade
Anúncio

Também se abordou a falta de exercício físico, a obesidade, hipertensão e diabetes. As palestras e os cursos foram ministrados pelos parceiros da Pastoral da Criança (CNBB) e de professores e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo a professora de Biologia, Simony Aguiar, “os socioeducandos além de entenderem a importância de uma alimentação saudável, participaram durante o período de cursos nutricionais sobre aproveitamento alimentar, com o apoio da Pastoral da Criança. Também houve avaliação e atividades físicas, com o professor Elton, e estudantes de Educação Física da UFPA, com o objetivo de abordar o cuidado com o corpo para uma vida saudável”, destacou a professora.

O reaproveitamento de alimentos chamou a atenção dos socioeducandos. “Saber aproveitar os alimentos é bem legal, estou aprendendo aqui e vou levar para os meus familiares. Esse projeto me ensinou coisas que eu não sabia; isso é importante para todos nós”, destacou um socioeducando, de 15 anos.

De acordo com a gestora do CJM, Priscila Barroso, a ação é uma forma de promover o conhecimento sobre à saúde e o bem estar dos socioeducandos. “Esse tipo de atividade qualifica cada vez mais as nossas ações relacionadas à alimentação, conscientizando todos para novos hábitos alimentares saudáveis, além de integrar toda comunidade socioeducativa”, explicou a gestora.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 06h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 27°

Sáb 29°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 28°C 22°C
Ter 29°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio