23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

HRPC participa de programa do Ministério da Saúde para gestão e capacitação de cuidados paliativos

Projeto irá garantir assistência não somente a pacientes Regional de Castanhal, que possui em sua abrangência 38 municípios, mas ampliará atendimento a pacientes do entorno

24/05/2023 às 12h31
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com a mudança de perfil de atendimento e a necessidade de elevação de cuidados, a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), por meio do Hospital Regional Público de Castanhal (HPRC), na região de integração do Guamá, integra o programa de Cuidados Paliativos ministrado por profissionais do Hospital Sírio-Libanês.

A ação ocorre por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que busca fornecer educação permanente e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) mediante projetos de desenvolvimento de equipes.

Representantes do Hospital Sírio-Libanês e da Sespa estiveram presentes na última terça-feira (23), no Regional Público de Castanhal para realizar abertura do projeto, com a participação dos gestores, coordenadores, representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, lideranças locais e representantes da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). A programação do grupo nesta semana se estende até a quinta-feira (25) com reunião do grupo focal de cuidados paliativos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Estamos muito satisfeitos em iniciar o projeto em Castanhal. O cuidado paliativo é uma abordagem essencial no cuidado aos pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras à vida, proporcionando a melhora de qualidade de vida aos usuários e a família para garantir que esses pacientes tenham o máximo de conforto possível durante sua jornada da doença”, falou Gustavo Cassefo, médico consultor do programa de cuidados paliativos do PROADI-SUS.

O programa promovido irá durar 10 meses, sendo realizado visitas mensais para o desenvolvimento de aulas, acompanhamento técnico e monitoramento. Além disso, a equipe envolvido oferece aulas e atividades de modo EAD e workshop, que serão destinadas aos profissionais da área técnica.

“Participar deste projeto, é sem dúvidas, um momento muito importante para o nosso hospital, por aprimorar e qualificar o atendimento ofertado, especialmente com o novo perfil de atendimento, que exige um olhar diferenciado considerando as diversas particularidades da Oncologia. Estamos empenhados em garantir a promoção de cuidado centrado no paciente, respeitando a individualidade e as particularidades dos nossos pacientes”, declarou Patrícia Hermes.

Para o secretário de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o projeto fortalece as ações de humanização e cuidado centrado ao paciente que a Sespa busca em todos os serviços fornecidos “A Secretaria de Saúde está com um olhar muito atento às ações de humanização, voltado principalmente aos pacientes com doenças crônicas e degenerativas, que entendemos como mais vulneráveis, como é o caso dos pacientes atendidos aqui no Regional. Esse projeto só contribui para o melhor atendimento ao usuário de toda a região", disse.

A coordenadora Estadual de oncologia DDRA/Sespa, Patrícia Martins, explicou que esse projeto beneficia uma rede extensa de cuidado aos pacientes. “O Regional de Castanhal atende em sua abrangência 38 municípios, por isso, o projeto irá fortalecer não somente o município, mas também impactará toda rede desses municípios em volta”, afirmou.

O HRPC é um hospital do Governo do Estado, administrado pela Associação de Esporte, Lazer e Cultura (ASELC) e incentiva, por meio da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sespa), a realização de treinamentos e capacitações constantes para todos os profissionais.

Texto:Débora Barbos/Ascom ASELC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h24 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 27°C 22°C
Qui 28°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 27°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio