22°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

'Cenas de Paz' certifica alunos da UsiPaz Bengui

Nas oficinas ministradas por profissionais da Funtelpa, os participantes aprendem sobre construção de conteúdos na área de comunicação

17/03/2023 às 17h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Camila Lima / Divulgação
Crédito: Camila Lima / Divulgação

Uma manhã de certificação marcou esta sexta-feira (17), na Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), onde a turma de 15 alunos do projeto “Cenas de Paz”, da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, localizada no bairro do Bengui, em Belém, recebeu o certificado de conclusão da jornada de 4 meses de aulas. A turma teve ainda a oportunidade de conhecer as instalações da Fundação como parte da última ação realizada pelo grupo.

“Eu estou muito feliz porque é uma conquista realizada profissionalmente. Eu estou passando por uma transição de carreira e certamente essa certificação vai me ajudar para os meus planos futuros profissionais, que é o de trabalhar com cultura, não fazendo, mas nos bastidores, na produção, roteirizando, e o ‘Cenas’ já abriu esse caminho e ainda vai abrir muitos outros”. Declarou Leila Prado, servidora pública que, com certificado em mãos, já vislumbra um novo mercado de trabalho para explorar.

Crédito: Camila Lima / Divulgação
Crédito: Camila Lima / Divulgação
Essa já é 11° turma, 2ª no Bengui, formada pelo projeto, desenvolvido pela Funtelpa dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), política pública do governo do Estado que desde 2019 que garantiu a mais de 300 jovens a certificação na criação e produção de conteúdo de comunicação envolvendo rádio, televisão e web, como explica Hilbert Nascimento, presidente da Funtelpa.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Essa é uma oportunidade que a gente tem, de levar conhecimento, de despertar nas pessoas esse encantamento, essa percepção do que é a comunicação em todas as plataformas que são oferecidas nos módulos do curso, então para nós é gratificante, faz parte do nosso DNA a descoberta de talentos, a oportunização de pessoas, especialmente os jovens, pois é daí que vem a inovação, principalmente com essa ferramenta multiplataforma que muitos tem em mãos, que é o celular. Estamos super felizes e esperamos formar cada vez mais comunicadores”.

Crédito: Camila Lima / Divulgação
Crédito: Camila Lima / Divulgação
Maicon Gomes, oficineiro do projeto, pontuou sobre os estudantes envolvidos nas oficinas compreenderam a essência da comunicação. “Tem pessoas que, depois do curso, não enveredam para área da comunicação, mas elas percebem que a comunicação não é especificamente para jornalistas em si e enxergam que podem aplicar em diversas outras áreas. Nós temos alunos que conseguimos resgatar de uma situação de vulnerabilidade social muto ruim e que se tornaram atletas, alguns inclusive competem internacionalmente, têm alunos que foram para a área da saúde, mas que aprenderam a se comunicar melhor depois do curso e, por consequência, aprenderam a ouvir melhor também. É uma satisfação muito grande saber que estou contribuindo não só com conhecimento técnico, mas também com cidadania, eu estou fazendo o papel do servidor público de fato, que é servir ao público, isso me deixa muito grato”.

“O mais interessante de tudo isso é que a gente consegue mostrar para essa juventude o quanto é possível trabalhar a área de comunicação, independente dos equipamentos disponíveis no momento e, mais interessante ainda, é aproximar a televisão pública das comunidades vulneráveis, muita gente pensa que o mundo midiático é fora do alcance e, quando a gente chega com o ‘Cenas de Paz’ eles percebem o quanto tudo isso é possível para o futuro deles. Acrescenta Vanessa Vasconcelos, gestora do projeto e diretora de televisão da TV Cultura do Pará.

Crédito: Camila Lima / Divulgação
Crédito: Camila Lima / Divulgação
Durante a cerimônia de encerramento, a turma também desenvolveu uma peça teatral e assistiu à exibição de materiais audiovisuais produzidos por eles e por alunos que já passaram pelo projeto, além de ouvirem relatos de ex-alunos que atualmente fazem parte da Funtelpa, atuando em diversos programas da Fundação. Os alunos finalizaram a programação nos estúdios do “Sem Censura Pará”, onde conheceram os bastidores de um dos programas mais antigos da emissora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio