22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Casa das Artes tem Trilhas Compartilhadas com artistas contemplados em editais

Evento será nos dias 22 e 24 de março e mostrará os processos de pesquisa dos projetos selecionados pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura

15/03/2023 às 16h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Gabriel Sagaz / Divulgação
Crédito: Gabriel Sagaz / Divulgação

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, apresenta o projeto “Trilhas Compartilhadas”, que acontecerá nos dias 22 e 24 de março. O evento vai reunir artistas contemplados pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2022, com o objetivo de compartilhar experiências sobre os processos de pesquisa dos projetos que foram premiados. A programação será gratuita, sem necessidade de inscrição para participar. 

No dia 22 de março, o Trilhas Compartilhadas vai apresentar o projeto “Escola do Riso e Comicidade Drag”, de Adriano Penha Furtado. A proposta previa a pesquisa e sistematização de técnicas de palhaçaria quem compõem o repertório do desenvolvimento da personagem drag queen/king com características cômicas. Neste dia, também haverá uma apresentação pública final, em formato de show de variedades.

Crédito: Gabriel Sagaz / Divulgação
Crédito: Gabriel Sagaz / Divulgação
No dia 24, Ingrid Gomes de Freitas vai falar sobre o “Ato-Poético em Cartografia: Entre Escavações, Margens e Curas”. O projeto consistiu em uma pesquisa e experimentação de poesias decoloniais (pensamento de libertação social, político, cultural e econômico),  a partir de narrativas afro-ameríndias amazônicas.

Continua após a publicidade
Anúncio

O coordenador de Artes Cênicas da Casa das Artes, Danilo Bracchi, destaca a importância do evento para o público-alvo dos editais. “É importante  a presença dos artistas e pesquisadores para esse encontro generoso, compartilhado pelos premiados de 2022”, disse. 

Ingrid Gomes ressaltou que está com altas expectativas para o encontro. “Incrível ter mais este momento de comungar sobre este trabalho com artistas e pesquisadores amazônidas que com certeza, será uma partilha de incentivo a estudos em artes para todos nós. Além, de que acredito que este movimento seja muito importante para nossa comunidade artística de nos conhecermos enquanto fazedores de cultura no nosso estado”, expressou a artista.

Para Adriano, a mostra será uma oportunidade do público apreciar sobre o que está sendo pesquisado e experimentado nas artes do Estado. “O prêmio é uma excelente iniciativa de incentivo a novos pesquisadores em artes. Estamos ansiosas para o evento. Foi uma experiência única compartilhar meus anos de estudo na palhaçaria e na drag. Conseguimos fortalecer laços artísticos e afetivos e conseguimos experimentar vivências únicas”.

SERVIÇO

Palestrante: Adriano Penha Furtado
Data: 22/03
Horário: 18h
Local: Sala Multiuso

Palestrante: Ingrid Gomes de Freitas
Data: 24/03
Horário: 18h
Local: Sala de Dança

Mediador dos eventos: Ysmaille Ferreira

Endereço: Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré

Texto escrito por Álvaro Frota / Ascom Fundação Cultural do Pará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio