27°

Tempestades

Parauapebas, PA

Geral Pará

Governo entrega novo prédio do 37º BPM e amplia segurança em quatro bairros de Belém

Os benefícios do novo Batalhão, que agora dispõe de 21 viaturas, se junta à transformação social promovida pelas Usinas da Paz

31/01/2023 às 23h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Os bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Universitário, em Belém, já são assistidos pelo 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que no início da noite desta terça-feira (31) ganhou novas instalações, entregues pelo Governo do Pará. O prédio passou por intervenções, ampliações e melhorias, resultado de um investimento de quase R$ 88 mil, oriundos do Tesouro Estadual, para dar mais segurança à população desses bairros bastante populosos, e ampliar as ações do efetivo de 211 policiais militares que atuam no BPM. A unidade da PM agora também conta com 21 viaturas novas.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
O governador Helder Barbalho, ao lado de diversas autoridades, entregou o complexo de segurança, e ressaltou que "este Batalhão chega para ampliar a oferta de policiamento, da ostensividade, para a estratégia de Segurança Pública para o Guamá, Canudos, Universitário e Terra Firme. Por um lado, mais polícia na rua, e por outro as Usinas da Paz, para transformar, com cidadania e serviços, o ambiente social, e assim garantir paz e preservação de vida para a nossa população".

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Helder Barbalho reforçou que segurança pública continua sendo prioridade em sua gestão, por isso segue ampliando os investimentos, com estratégia e inteligência. "Precisamos sempre atuar com o policiamento para garantir segurança para as pessoas, e com cidadania para a transformação social das comunidades", ratificou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Mais estrutura- De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Jr., o prédio, localizado na Rua Barão de Igarapé-Miri, no Guamá, por muito tempo abrigou o 20º BPM, remanejado para bairro do Jurunas. "Nós dividimos a área e aumentamos o número de policiais, e também a fiscalização. Ganha o morador do bairro do Guamá, da Terra Firme, Universitário e Canudos, que são os quatro bairros agora cobertos pela tropa do 37º. São mais viaturas, e maior efetivo. Isso significa mais segurança para quem reside na área", informou o comandante-geral da PM.

Ele lembrou que o Guamá é o bairro mais populoso de Belém, com mais de 90 mil habitantes, o que exige estratégia diferenciada. "Não só na parte preventiva, mas também na parte repressiva. Aqui nós temos as Usinas da Paz do Guamá e da Terra Firme. São equipamentos pelos quais o governo tem proporcionado opções de lazer, de educação para a sociedade. Mas também não podemos esquecer do lado repressivo e da prevenção à criminalidade, por isso a importância de a gente estar devolvendo esse espaço no coração do bairro do Guamá", acrescentou o coronel Dilson Jr.

Segurança é prioridade- Márcio Santana, 40 anos, é vendedor de pastel há 19 anos, em um carro de lanches instalado próximo ao 37º BPM. "Acho que vai melhorar bastante essa unidade aberta novamente, porque nesse tempo que ficou parado já teve assalto na rua. Faz falta. Funcionando de novo, vai melhorar bastante a vida dos moradores. Acho que o governo está trabalhando bastante. Não fico só aqui. Vou a outros cantos e vejo que tem muito trabalho. Trabalho é tudo, e vou trabalhar mais tranquilo, com a segurança em primeiro lugar", declarou Márcio, que também mora em uma rua na área de abrangência do Batalhão.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Há 55 anos morando na Passagem Pedreirinha, quase atrás de onde funcionou o antigo 20º BPM – atual 37º -, Heloísa Oliveira, 57 anos, responsável por um terreiro de mina na área, afirmou que já sente a mudança no policiamento nas ruas.

"Dificilmente tem assalto. Dá para ficar até tarde na frente de casa, chegar a hora que for. Somos privilegiados por morar tão perto do BPM. Quando fechou para ter a reconstrução, nós ficamos apreensivos. Mas quando soubemos que seria maior, mais bem estruturado, ficamos contentes. Toda hora é carro e moto de polícia passando. A gente fica mais tranquilo. O governo está de parabéns", disse a moradora.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Qualidade para trabalhar- Uma das mudanças positivas proporcionadas pelo 37º Batalhão é a possibilidade de atendimentos específicos. A soldado Denise Rossato atua no BPM com a equipe que atende mulheres em situação de violência doméstica. "É uma evolução muito grande poder trabalhar no bairro mais populoso com atendimento específico à mulher vítima de violência, cobrindo uma área tão emblemática, tendo efetivo em número bom, com viaturas. Vamos atender bem melhor", garantiu a policial.

O cabo Thiago Cordeiro frisou que os avanços promovidos pelo governo estadual se estendem a todo o Comando de Policiamento da Capital I. "Hoje temos máquinas boas, que são capazes de lidar com planilhas pesadas, georreferenciamento. Da forma como era antes, com o Batalhão atendendo a uma área tão extensa, havia uma sobrecarga. A divisão reduz essa cobertura, para que o atendimento no sentido de reduzir a criminalidade seja feito com mais qualidade", disse o integrante da corporação.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Comandante do 37º BPM, o tenente-coronel Glauco Mourão destacou que "agora a população conta com mais um batalhão para salvaguardar seus direitos, além da sua vida, sua integridade física e seus bens patrimoniais. O objetivo da polícia não foi dividir um batalhão que já existia, mas potencializar tanto a área do 20º BPM quanto a área do 37º. Os moradores dessas áreas ganham em dobro. Essa estrutura já existia. O governo investiu e reestruturou. Estamos com um Batalhão que oferece todas as condições, as instalações físicas, tudo que nós precisamos para executar um bom serviço. A gente tem um olhar mais apurado".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 18h41 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempestades

Mín. 22° Máx. 28°

Qui 31°C 22°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 28°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio