22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS USINA DA PAZ

Em Parauapebas, oficina ensina a preservar o meio ambiente e garantir retorno financeiro

Além da sensibilização da população para as questões ambientais, como o descarte correto de resíduos, conteúdo também teve foco na geração de renda.

28/11/2022 às 16h25
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Em Parauapebas, oficina ensina a preservar o meio ambiente e garantir retorno financeiro

O reaproveitamento de óleo de cozinha usado na fabricação de sabão caseiro e a construção de composteira doméstica para produção de adubo a partir das cascas de frutas e de outros elementos orgânicos estiveram entre o conteúdo compartilhado na Oficina de Reaproveitamento de Resíduos Domésticos e Geração de Renda. O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na Usina da Paz (Usipaz) do município de Parauapebas, sudeste do Pará, entre os dias 22 e 25 de novembro.

O objetivo das oficinas é sensibilizar a população local, por meio de ações de educação ambiental, a realizar o descarte adequado dos resíduos sólidos, líquidos e orgânicos no meio ambiente. O público-alvo foi o morador local e funcionários que trabalham na UsiPaz, com idade entre 25 e 50 anos. Os participantes foram capacitados através de atividades como a importância da Reciclagem e da Coleta Seletiva, assim também como a produção de sabão caseiro e a confecção da composteira, para a produção do adubo sólido e do biofertilizante. A ação faz parte do Programa do Governo do Estado, Territórios pela Paz (TerPaz), que atua proporcionando crescimento das comunidades paraenses, com ações de segurança e cidadania.

“A importância de estamos sensibilizando e capacitando as pessoas é para que elas se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as oficinas e contribuam, assim, para a preservação dos recursos naturais com o reaproveitamento dos resíduos. Isso se torna também uma forma de gerar renda para suas famílias, já que a grande maioria das pessoas que participa vai, justamente, em busca de alternativas, que além de preservar e conservar o meio ambiente darão um certo retorno financeiro com a venda dos produtos, como a produção dos coletores da coleta seletiva, o sabão caseiro e os adubos sólidos e líquidos. Vale ressaltar que trabalhar com o meio ambiente sempre é um grande desafio, mas o retorno positivo que estamos recebendo realizando essas oficinas nas Usinas da Paz, do Programa Terpaz, nos motiva cada vez mais a continuar lutando para que as gerações do presente e do futuro tenham uma qualidade de vida melhor”, ensina a ministrante da atividade, a engenharia agrônoma Tanice Aguiar.

Continua após a publicidade
Anúncio

A equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, que realizou a atividade também é formada pelas técnicas em gestão ambiental, bióloga Fernanda Cunha e a pedagoga Adriele Barbosa.

O colaborador da UsiPaz, em Parauapebas, Rafael Amorim, 38 anos, explicou que a oficina teve grande importância para o município, com temas de grande relevância para a sociedade local, com resgate do cuidado com o meio ambiente.

"Nós mesmos fazemos um autoexame de consciência para que possamos cuidar melhor e com mais carinho do meio ambiente. A questão ambiental está muito em alta, bastante discutida. A UsiPaz e a Semas tratam o assunto com muita relevância para a nossa sociedade, incentivando esses cuidados com o meio ambiente”, declarou.

Maria José Silva, 39 anos, disse que nessa oficina cada participante adquiriu conhecimentos para cuidar melhor do meio ambiente. "Aqui aprendi a observar ao nosso redor, me organizar melhor desde dentro de nossa casa e fora dela, ensinando, passando para os outros o que aprendemos aqui na oficina. Foram dias maravilhosos e muito importantes para o município e que venha mais oportunidades para as pessoas terem mais conhecimento do nosso meio ambiente”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio