22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS HOMENAGENS

Câmara aprova entrega de honrarias pioneiros de Parauapebas

14 pessoas serao homenageadas com títulos de Cidadão Honorário e Comenda do Mérito Islander Sousa

11/11/2022 às 16h06
Por: Redação Fonte: AscomLeg
Compartilhe:
Câmara aprova entrega de honrarias pioneiros de Parauapebas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (8), os vereadores aprovaram 14 projetos de decretos legislativos que concedem títulos de Cidadão Honorário e Comenda do Mérito Islander Sousa a pessoas pioneiras que contribuíram ou ainda contribuem com o desenvolvimento do município.

HOMENAGEADOS DE FRANCISCO ELOECIO

O vereador Francisco Eloecio (Republicanos) propôs títulos honorários para Ernando Muniz Cardoso (Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2022), Edines Chaves de Sousa (PDL nº 12/2022), Rozinaldo Carvalho Silva (PDL nº 13/2022) e Rui Gonçalves Pinto (PDL nº 14/2022).

Continua após a publicidade
Anúncio

Ernando Muniz Cardoso

Conhecido popularmente como “Sibita”, Ernando Cardoso é natural da cidade de Teresina (PI) e chegou ao município de Parauapebas em abril de 1986. Nesse período embrionário, apoiou as manifestações culturais e desportivas em prol das crianças e adolescentes. Deste pensamento surgiu a ideia de criar um projeto de capoeira voltado para as comunidades carentes do município, levando saúde física e mental aos praticantes, ampliando a qualidade de vida e funcionando como instrumento de melhoria do caráter, a partir da disciplina e dedicação do praticante. Sibita é fundador da Adescap, onde hoje atua como presidente.

Edines Chaves de Sousa

Edines é conhecido pelo apelido de “Pica-Pau”, natural de Itaguatins (TO) e chegou com os pais a Parauapebas em 1984, quando tinha apenas sete anos de idade. No ano de 1996, “Pica-Pau” teve seu primeiro contato com a arte tradicional da capoeira. Em 1998, iniciou o projeto “Fazendo um Amanhã Melhor” (FAM), onde construiu um trabalho social por quatorze anos, promovendo mudanças impactantes em Parauapebas. Em 2000, passou a participar do grupo de capoeira Dandara Bambula, onde pôde desenvolver sua arte e ganhar reconhecimento, tornando-se o primeiro mestre de capoeira reconhecido no município de Parauapebas.

Rozinaldo Carvalho Silva

Já Rozinaldo Silva é conhecido como “Professor Pintado”, natural de Santa Inês (MA) e veio residir em Parauapebas com apenas seis anos de idade, acompanhado da mãe e de dois irmãos. Sua trajetória se iniciou nos projetos sociais através da capoeira, quando ainda era criança, sendo esta a arte que exerce e ensina até hoje. Aos 17 anos de idade, passou a dar aula de capoeira na Escola Chico Mendes e conheceu a Associação Brasileira de Apoio e

Desenvolvimento da Arte Capoeira (Abada). No dia 8 de agosto de 2021, “Pintado” foi reconhecido mundialmente pela escola Abada, através do conselho de mestres e mestrandos, como professor de capoeira.

Rui Gonçalves Pinto

Por sua vez, Rui Pinto é natural de Belém (PA) e chegou a Parauapebas em 1984, com o irmão Raimundo Pinto, conhecido como o “Homem do Sapato Branco”. Rui foi um dos primeiros habitantes a votar na emancipação do município. Em 1991, ajudou a criar a escola de samba Mocidade Independente do Primavera. Em 1990, fundou o “Barracão do Rui”, onde passou a executar diversos projetos voltados ao setor cultural e lazer, entre eles os blocos carnavalescos, escolas de samba, carimbó, batucadas, fanfarra, agremiação e outras manifestações da cultura carnavalesca e paraense. Rui foi o primeiro presidente da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Parauapebas (Liabesp).

HOMENAGEADOS DE LEANDRO DO CHIQUITO

Dois projetos de decretos legislativos foram apresentados pelo vereador Leandro do Chiquito (Pros), que concedem títulos de Cidadão Honorário aos senhores Adalberto de Souza Coelho (PDL nº 19/2022) e Wanterlor Bandeira Nunes (PDL nº 26/2022).

Adalberto de Souza Coelho

Natural do município de Cametá (PA), Adalberto Coelho chegou a Parauapebas em 1986 em busca de oportunidades de trabalho. No município, trabalhou na então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) por 10 anos e depois iniciou na vida empresarial, fundando as Óticas Visão. Adalberto expandiu seus negócios para os municípios vizinhos de Canaã dos Carajás e Curionópolis. Além das óticas, Adalberto atua também no ramo da pecuária e no campo social, com a distribuição de cestas básicas para famílias carentes e tem contribuído com a economia do município, gerando diversos empregos em seus estabelecimentos comerciais.

Wanterlor Bandeira Nunes

Wanterlor Bandeira é natural de Jacundá (PA) e chegou a Parauapebas no ano de 1984, quando a então vila pertencia ao município de Marabá. Trabalhou na Vale do Rio Doce por 18 anos e na Justiça do Trabalho. Participa ativamente da vida política de Parauapebas, tendo sido eleito vereador na Câmara Municipal na legislatura 2005/2008, onde ocupou as funções de diretor legislativo e administrativo. Na prefeitura, atuou como chefe de Gabinete, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão de Obras.

HOMENAGEADA DE ZACARIAS MARQUES

O vereador Zacarias Marques (PP) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 21/2022, que concede o título de “Cidadã Honorária” de Parauapebas à senhora Creusa Lúcia Silva Vicente.

Creusa Lúcia Silva Vicente

“Creusinha”, como é carinhosamente conhecida pelos mais íntimos, é natural de Itabira (MG) e mudou-se com a família para Parauapebas em 1984. Trabalhou como assessora e posteriormente foi presidente da então Fundação de Ação Social e Cultural de Parauapebas (Fasc), além de secretária municipal de Assuntos Comunitários. Entre os anos de 2005 e 2008, ela exerceu o mandato de vereadora na Câmara de Parauapebas e ao término da legislatura aposentou-se da vida política. Entretanto, continuou a realizar trabalhos importantes na história do município e coordenou por 15 anos o Encontro da Mulher de Parauapebas.

HOMENAGEADO DE ELIAS DA CONSTRUFORTE

Por sua vez, Elias da Construforte (PSB) propôs, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2022, a concessão do título de Cidadão Honorário ao senhor Cleber Hilton Braga de Araújo.

Cleber Hilton Braga de Araújo

O homenageado nasceu em Belém (PA) e veio a Parauapebas no ano de 2008, após aprovação no concurso para soldado Bombeiro Militar. “Cabo Braga”, como é conhecido, já atuou em diversas operações de resgate, salvamento em altura, afogamentos e vistorias técnicas. Em paralelo ao serviço de bombeiro militar, Braga é membro do Abutres Motoclube, que se destaca por realizar inúmeras ações sociais no município de Parauapebas, inclusive em ajuda aos desabrigados por cheias. Atualmente, ele compõe a seção de pessoal do quartel do 23º GBM de Parauapebas, onde é responsável por todo efetivo da unidade.

HOMENAGEADAS DE RAIANNY RODRIGUES

Já a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) apresentou três projetos de decreto legislativo que concedem títulos de Cidadã Honorária às senhoras Veronilda de Aguiar dos Santos (PDL nº 23/2022), Anna Shirlene Falcão Modesto (PDL nº 24/2022) e Ana Cristina Carmona Leitão (PDL nº 25/2022).

Veronilda de Aguiar dos Santos

Natural do município de Chapadinha (MA), Veronilda Santos chegou a Parauapebas em 2000. Trabalhou com a primeira vereadora eleita do município, Irismar Vieira Rocha, e a partir disso nunca mais parou de prestar serviços em prol dos direitos das mulheres de Parauapebas. Ajudou na fundação da Associação de Mulheres de Palmares Sul; fez parte da articulação para criação da Secretaria Municipal da Mulher e criou o grupo Mulheres na Política e o Grupo Girassol. Ela também atuou na Secretaria Municipal da Mulher e atualmente é representante do fórum permanente de mulher estadual.

Anna Shirlene Falcão Modesto

Advogada, juíza arbitral, mediadora e delegada de Polícia Civil, Anna foi idealizadora da plataforma do Aplicativo Anjo, Anjo COP e Anjo Guardião, ferramentas que ajudam a salvar vítimas de violência doméstica com extensão a mais cinco crimes. Participou efetivamente da realização do POC do Aplicativo Anjo e Anjo COP. Com a ajuda da delegada Anna Shirlene, foi protocolada na Procuradoria do Município de Parauapebas a solicitação para que seja implementada a plataforma no município, pois a prefeitura dispõe do aporte de uma central de polícia, que seria a da Secretaria de Segurança Institucional de Parauapebas, compatível com o código fonte da plataforma.

Ana Cristina Carmona

Servidora pública municipal, militante e ativista há mais de 27 anos no movimento de LGBTTQIAP+ no Estado do Pará, Carmona foi presidente-fundadora do Instituto Abraço à Diversidade, sendo uma das precursoras do movimento em Parauapebas. Integra o Movimento de Lésbicas do Pará (Lesbipará) desde 2012. Faz parte do Movimento Empodera Mulher Lésbica no Pará desde 2017. Membro do grupo de trabalho para tratar da criação da diretoria da Diversidade LGBTQIA+ de Parauapebas. Compõe um assento como membro-fundadora do movimento LGBTQIA+ de Parauapebas, sendo hoje mediadora provisória do grupo de trabalho que trata do assunto na Semas.

HOMENAGEADA DE ISRAEL MIQUINHA

Por sua vez, o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 27/2022, que concede o Título de Cidadã Honorária à senhora Maria Helena Dantas.

Maria Helena Dantas

Natural de Carnaúba dos Dantas (RN), a produtora rural chegou a Parauapebas em 1993. Maria Helena era membro ativo do “Movimento Sem Terra”. Em 1996, ajudou na criação da Associação de Produtores Rurais e atuou na diretoria da associação. Sempre foi uma liderança e contribuiu com a inauguração da primeira escola da vila, a Escola Paulo Freire. Ajudou na luta

pela energia na comunidade e, como presidente da associação, participou ativamente na ligação do relacionamento entre o povo, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o governo. Foi candidata a vereadora e membro do Conselho Municipal de Saúde.

HOMENAGEADO DE JOSEMIR SANTOS

O vereador Josemir Santos (Pros) conferiu o Título de Cidadão Honorário ao senhor Aldo Nonato Lindoso Serra, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2022.

Aldo Nonato Lindoso Serra

Aldo Serra chegou a Parauapebas com a mãe em busca de oportunidade em julho de 2003. Em 2008, começou a trabalhar na Apae Parauapebas, inicialmente como monitor de crianças e adolescentes com deficiência, e posteriormente em outras funções, incluindo a participação na campanha de prevenção à deficiência, executada por aquela instituição. Foi conselheiro tutelar e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), onde foi eleito e está em seu quarto mandato à frente desse órgão. Nessa função, liderou o processo de criação do segundo Conselho Tutelar e presidiu as eleições do Conselho Tutelar nos anos de 2014, 2015 e 2019.

HOMENAGEADO DE IVANALDO BRAZ

Por fim, o vereador Ivanaldo Braz (PDT) concedeu a Comenda Municipal do Mérito Islander Sousa, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2022, ao atleta João Vitor da Silva Lopes.

João Vitor da Silva Lopes

Filho de Parauapebas, aos doze anos de idade João Vitor deu início à caminhada no jiu-jitsu, levando o nome do município para o meio esportivo. Participou de todas as competições representando Parauapebas e sagrou-se campeão nas categorias infantil, juvenil e adulto. Atualmente, com 22 anos de idade, João Vitor é graduado na faixa marrom, compõe a equipe Vilhena e conquistou os títulos de vice-campeão Ajp Tour Internacional Brasília; três vezes campeão paraense; duas vezes campeão Open Tucuruí; três vezes campeão Prime Internacional; duas vezes campeão Open Clarentiano; três vezes vice-campeão Gran Prix de Judô; e duas vezes vice-campeão maranhense. Participou uma vez do Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro e uma vez no Shouth America.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio