REGIONAL MISTÉRIO
Vídeo: dezenas de peixes são encontrados mortos nas praias do Marajó
Espécie mais afetada seria chamada "amuré". Mortandade de peixes seria nas praias de Soure e Salvaterra.
19/09/2022 15h17
Por: Redação Fonte: g1
| Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra vários peixes mortos na faixa de areia que seriam das praias de Soure e Salvaterra, na Ilha do Marajó.

De acordo com informações da Prefeitura de Salvaterra, houve registros nas praias Portinho, Praia Grande e na Praia de Joanes. As imagens foram gravadas de celular e ganharam a internet neste fim de semana.

A espécie de peixe que aparece nas imagens e seria a mais afetada é a chamada "amuré".

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) disse que não foi notificada sobre o caso e que irá apurar junto às secretarias municipais de meio ambiente.

A Prefeitura do município de Salvaterra informou que o evento tem origem natural, sendo motivada pela brusca variação da salinidade nas áreas de encontro da água doce com a salgada durante as marés de sizígia, e "como os peixes tem seus habitats característicos, quando estão em ambientes diferentes dos quais vivem, podem não sobreviver".

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salvaterra, o órgão tem buscado novas investigações junto a outros órgãos e instituições para que possam saber se há outros fatores que influenciaram o evento.

Continua após a publicidade

A Secretaria ainda recomenda a suspensão de banho nas praias, devido ao estágio avançado de decomposição dos peixes, o que pode propiciar a proliferação de microrganismos; e que os peixes mortos não sejam consumidos. A SEMMA de Salvaterra informou também que está realizando a remoção dos peixes mortos.

Loading...