Senado Federal Senado Federal
CMA analisa marco jurídico dos bioinsumos nesta quarta
A Comissão de Meio Ambiente reúne-se nesta quarta-feira (29), às 8h30, para deliberar sobre projeto de lei que pretende acelerar o estabelecimento ...
28/06/2022 13h55
Por: Redação Fonte: Agência Senado
O bioinsumo é derivado de substâncias de origem vegetal, animal, microbiana e mineral - Getty Images

A Comissão de Meio Ambiente reúne-se nesta quarta-feira (29), às 8h30, para deliberar sobre projeto de lei que pretende acelerar o estabelecimento de um marco jurídico para a produção de bioinsumos, de forma a que sejam usados como meio de manejo biológico. O PL 3.668/2021 foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) para se contrapor ao PL 1.459/2022, que revoga a atual Lei dos Agrotóxicos e altera as regras de aprovação e comercialização desses produtos químicos.

O texto dos bioinsumos é relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), favorável à matéria, com as emendas que apresenta.

Os bioinsumos são produtos oriundos de substâncias de natureza vegetal, animal, microbiana e mineral usados em produção, armazenamento ou beneficiamento de produtos agrícolas e florestais. Entram nesse rol as substâncias e produtos empregados como bioestimuladores, biorreguladores, semioquímicos, bioquímicos, agentes biológicos de controle, agentes microbiológicos de controle, fertilizantes orgânicos, bioestabilizantes, biofertilizantes e inoculantes.

Pela utilização desses produtos espera-se uma interferência positiva no crescimento, no desenvolvimento ou no mecanismo de resposta de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e interagir com produtos e processos físico-químicos e biológicos.

Em sua justificativa,  Wagner aponta estudos que sinalizam o crescimento do setor de bioinsumos: atualmente, a produção movimenta perto de R$ 1 bilhão por ano no Brasil e já colabora com mais de 50 milhões de hectares na produção agrícola.

Veneziano propôs uma emenda para incluir expressamente os bioinsumos na proteção contra o uso comercial desleal de informações. A regra já é aplicada para produtos de uso veterinário, fertilizantes, agrotóxicos e afins. Também apresentou emendas para padronização e atualização de conceitos com base no padrão científico nacional e internacional.

Continua após a publicidade

Se aprovada, a matéria segue à Câmara, caso não haja recurso para que seja votada em Plenário. 

Fórum

Em uma segunda etapa, será apresentado ao colegiado o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de doze meses pelo Fórum da Geração Ecológica. Os senadores vão deliberar sobre as minutas de matérias legislativas produzidas pelos grupos de trabalho.

O documento é fruto de requerimento da Comissão de Meio Ambiente para que seja apresentado ao país um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

Continua após a publicidade

Os cinco grupos de trabalho, compostos por 42 representantes da sociedade civil, sugerem à CMA propostas como a Política Nacional de Economia Circular;  Política Nacional do Hidrogênio Verde; projeto de lei para inclusão da construção de cinturões verdes na lei de pagamentos por serviços ambientais; Programa Nacional de Garantia de Emprego Rural e Urbano; Lei da Agrobiodiversidade; e Política Nacional para o Desenvolvimento da Economia da Biodiversidade.