Poucos minutos após ter a vitória matematicamente confirmada pelas urnas no primeiro turno das eleições deste domingo (4), o novo governador eleito do Pará, Dr. Daniel Santos (Podemos), fez seu primeiro pronunciamento oficial para a imprensa. Em tom firme, o gestor antecipou qual será a decisão número um do seu mandato ao assumir o Palácio do Governo: a rescisão do contrato de concessão com a empresa Águas do Pará.
A declaração foi feita durante coletiva acompanhada por apoiadores e lideranças políticas. Segundo Dr. Daniel, a medida visa reverter gargalos no fornecimento de água potável que atingem diversos municípios paraenses, retomando a gestão do serviço pelo Estado e fortalecendo a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
A crítica ao modelo de concessão hídrica adotado nos últimos anos foi um dos eixos centrais na campanha da coligação "O Pará é do Povo". Durante a corrida eleitoral, o desabastecimento em diferentes regiões do estado figurou entre as principais queixas da população nas agendas de rua.
O governador eleito adiantou os passos operacionais do plano de transição para a área:
Assinatura do decreto de rescisão: Rompimento do contrato de concessão da Águas do Pará no primeiro dia útil de governo.
Reestruturação e aportes na Cosanpa: Retomada do papel da estatal no planejamento hídrico e na execução de obras de macrodrenagem e distribuição.
Mapeamento municipal em 100 dias: Abertura de diálogo com os gestores dos 144 municípios do Pará para diagnosticar a situação das redes locais de abastecimento.
Além da mudança na gestão do saneamento básico, o plano de governo apresentado pelo candidato do Podemos consolida diretrizes para infraestrutura, tributação e saúde pública:
Isenção de IPVA: Implementação de alíquota zero de IPVA para taxistas, motoristas e motociclistas de aplicativo em todas as cilindradas.
Fim dos pedágios estaduais: Extinção gradual das cobranças de pedágio nas rodovias sob jurisdição do governo do estado.
Aumento da infraestrutura hospitalar: Meta de construção de hospitais regionais e policlínicas para ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no interior do estado.