Geral SAÚDE
Hospital Geral de Tailândia promove segunda corrida sangue bom e ações de saúde
Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento de incentivo à doação de sangue, e foram arrecadados cerca de 600 brinquedos para a brinquedoteca do hosp...
28/06/2026 12h27
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Neste domingo (28), um dos pódios da Corrida Sangue Bom realizada pelo Hospital Geral de Tailândia no nordeste estadual

Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu, na manhã deste domingo (28), a Corrida Sangue Bom, segunda corrida de rua realizada pela unidade hospitalar. O evento reuniu mais de 600 participantes, incentivou a doação voluntária de sangue e arrecadou cerca de 600 brinquedos, que serão destinados à renovação da brinquedoteca do hospital e às ações de humanização voltadas aos pacientes pediátricos.

Mais do que uma competição esportiva, a corrida teve como principal objetivo sensibilizar a população sobre a necessidade de manter os estoques de sangue abastecidos durante todo o ano. A ação integrou a programação do Junho Vermelho, campanha que incentiva a doação voluntária e reforça a importância desse gesto para salvar vidas. Somente neste ano, o HGT já realizou mais de 208 hemotransfusões em pacientes internados, evidenciando a necessidade de manter os estoques de sangue disponíveis para atender casos de urgência, cirurgias e tratamentos diversos.

Um dos responsáveis pela organização da Corrida Sangue Bom, Aldo Vasconcelos, destacou que a inscrição solidária foi pensada para ampliar o impacto social da iniciativa e beneficiar diretamente os pacientes atendidos pelo hospital.

“Desde o início, pensamos em fazer da inscrição uma ação solidária. Ficamos muito felizes em arrecadar cerca de 600 brinquedos, que vão ajudar a renovar a brinquedoteca do hospital. Esse espaço faz parte do processo de humanização e proporciona momentos de distração e acolhimento para as crianças internadas. Ver a comunidade abraçando essa ideia mostra que a corrida alcançou um propósito que vai muito além do esporte”, destacou o profissional.

A concentração ocorreu na Travessa Oeiras, ao lado do hospital, ainda nas primeiras horas da manhã. Às 6h, os corredores iniciaram o percurso de 5 quilômetros pelas ruas de Tailândia. Durante todo o trajeto, a organização disponibilizou pontos de hidratação e equipes de apoio para garantir segurança e bem-estar aos participantes.

Continua após a publicidade

Além da corrida, o HGT levou serviços de saúde à população. Durante a programação, foram realizados agendamentos de exames de ultrassonografia, raio-X e laboratoriais. A equipe de fisioterapia também montou um espaço de recuperação para os atletas, oferecendo massagens, orientações sobre alongamento e cuidados pós-prova. Profissionais e estagiários da unidade participaram diretamente da organização e da assistência aos corredores.

Um dos participantes foi Marcos de Souza, de 27 anos, corredor há três anos e presença pela segunda vez em uma corrida promovida pelo HGT. Ele elogiou a organização do evento e destacou a importância de iniciativas que unem esporte e conscientização.

“Gostei muito da corrida. Estava tudo bem organizado, o pessoal deu todo o apoio durante o percurso. É muito legal ver o hospital fazendo um evento assim, incentivando as pessoas a correr e também lembrando da importância de doar sangue. Com certeza vou participar das próximas”, afirmou.

Continua após a publicidade

A estrutura do evento contou ainda com pódio para premiação, entrega de troféus e medalhas aos cinco primeiros colocados das categorias masculina e feminina, além de um espaço para registros fotográficos. Ao final do percurso, os participantes receberam frutas, como banana e melancia, para auxiliar na recuperação física após a prova.

Para o diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, o sucesso da Corrida Sangue Bom demonstra a força da união entre a instituição, os parceiros e a comunidade.

“Agradecemos a todos os atletas que participaram e abraçaram essa causa, aos nossos apoiadores, que acreditaram no projeto, e a cada colaborador e voluntário que trabalhou para que esse evento acontecesse. Nosso objetivo foi promover saúde, incentivar a doação de sangue e fortalecer a humanização no hospital. Ver mais de 600 pessoas reunidas por esse propósito mostra que estamos no caminho certo. Esse resultado é de todos que contribuíram para transformar essa iniciativa em um grande movimento de solidariedade”, afirmou o gestor.

A programação também reforçou o compromisso ambiental da instituição. Com a iniciativa “Lixo Zero”, equipes realizaram o recolhimento imediato dos resíduos produzidos durante o evento, mantendo todo o percurso limpo e incentivando a preservação dos espaços públicos.

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia integra a rede pública de saúde do Governo do Pará e dispõe de 71 leitos, sendo 10 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso pela Central de Regulação.

Texto: Ascom HGT