SAÚDE Parauapebas - PA
Prefeitura avança em pautas dos ACS e ACE durante reunião da Mesa Permanente do SUS
Representantes da Prefeitura de Parauapebas e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) participaram, nesta segunda-feira, 22, de mais um...
22/06/2026 20h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA

Representantes da Prefeitura de Parauapebas e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) participaram, nesta segunda-feira, 22, de mais uma reunião da Mesa Permanente do SUS para discutir demandas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito e resultou em avanços importantes para as categorias, reforçando o compromisso da gestão municipal com o diálogo e a valorização dos servidores da saúde.

A pauta incluiu temas como isonomia salarial, condições de trabalho, auxílio tecnológico e auxílio-transporte. Durante a reunião, foi definido que o Projeto de Lei referente à isonomia salarial será encaminhado à Câmara Municipal em regime de urgência, com pagamentos retroativos ao mês de março. Também ficou estabelecido que o processo de aquisição dos tablets destinados aos profissionais deverá ser concluído até o final de agosto, com entrega prevista para setembro.

O agente de combate às endemias Jhonnes Roque destacou a importância do diálogo entre os trabalhadores e o governo municipal. “Essa reunião é importante para nós, para debatermos junto com o governo as nossas necessidades no dia a dia do trabalho. Devemos agradecer ao Sindsaúde por estar conosco nessa luta e também ao governo por nos ouvir. Saímos daqui com algumas notícias positivas”, afirmou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

Para o assessor especial do Gabinete, Fábio Sacramento, o encontro representou mais um passo na construção de soluções para as demandas apresentadas pela categoria. “Foi uma reunião muito produtiva com o sindicato, representado aqui pelo Marden e pelo Roberto. As reivindicações apresentadas envolveram três pautas principais. Avançamos em duas delas e ficou pendente apenas a questão do auxílio-transporte. Acredito que na próxima reunião possamos concretizar esse entendimento para que ambas as partes saiam satisfeitas e o trabalhador seja beneficiado”, ressaltou.

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião também está a realização de estudo de impacto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para avaliar a viabilidade da concessão de auxílio tecnológico aos profissionais. Além disso, a secretaria verificará a possibilidade de atualização dos valores de referência utilizados no estudo técnico relacionado ao auxílio-transporte.

Para o coordenador do Sindsaúde em Parauapebas, Marden Lima, a manutenção do diálogo permanente entre gestão e servidores é fundamental para a construção de consensos e para o fortalecimento do serviço público. “Foi uma conquista sindical, junto com o Gabinete do Prefeito, a criação dessa Mesa Permanente do SUS. A gente agradece a abertura para esse diálogo. É sempre louvável quando há diálogo, porque todos saem ganhando. No final, o grande vencedor é a população, que não será impactada por uma possível greve ou paralisação”, destacou.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

A Mesa Permanente do SUS foi instituída como espaço de negociação entre gestão e trabalhadores da saúde, permitindo o debate contínuo das demandas da categoria e a construção conjunta de soluções voltadas à melhoria das condições de trabalho e ao fortalecimento dos serviços prestados à população.

Fotos: Adahilton Araújo
Assessoria de Comunicação / PMP 2026