Geral SAÚDE
HGT promove ação de autocuidado e homenagem para mães da UTI Neonatal
A celebração antecipada do Dia das Mães foi marcada pelo cuidado, troca de experiências e carinho
07/05/2026 16h15
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Dinâmica de integração realizada com as mães durante a programação especial promovida pelo HGT

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou, nesta quarta-feira (6), uma programação especial em alusão ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (10). A iniciativa foi voltada às mães da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e teve como objetivo proporcionar um momento de acolhimento, valorização, escuta e fortalecimento dos vínculos entre as participantes e a equipe multiprofissional da unidade.

A celebração foi antecipada para garantir que essas mães, que acompanham diariamente seus bebês internados, também pudessem vivenciar um momento pensado especialmente para elas, marcado pelo cuidado, pela troca de experiências e pelo carinho.

A programação aconteceu no auditório do HGT, que foi preparado especialmente para receber as participantes, com decoração temática, painel com mensagens em homenagem ao Dia das Mães e um espaço organizado para o momento de confraternização. Ao todo, cerca de 10 mães participaram da ação, iniciada às 15h30.

O primeiro momento da programação foi marcado pela recepção das participantes, onde a equipe realizou uma apresentação acolhedora e promoveu uma dinâmica de integração. Durante a atividade, as mães compartilharam um pouco de suas histórias, experiências e sentimentos vividos durante o período de internação dos bebês, tornando o encontro ainda mais emocionante e significativo.

Durante a programação, a gerente Administrativo-Financeira do HGT, Eliane Lima, ressaltou a importância de promover momentos de acolhimento e cuidado voltados às mães que acompanham diariamente seus bebês na UTI Neonatal. “Sabemos que essas mães vivem uma rotina intensa dentro da unidade, acompanhando cada etapa dos seus filhos. Foi uma forma de demonstrar carinho, acolhimento e cuidado também com elas. Ficamos muito felizes em poder proporcionar essa tarde especial e agradecemos a todos os parceiros e voluntários que contribuíram para que essa homenagem acontecesse de forma tão especial”, destacou a gestora.

Continua após a publicidade

Em seguida, as participantes desfrutaram de um momento de confraternização, autocuidado e descontração, em uma proposta voltada ao acolhimento e à valorização dessas mulheres.

Ao final da ação, as mães receberam lembranças simbólicas produzidas artesanalmente pelos integrantes do Grupo de Trabalho de Humanização, como forma de demonstrar carinho, reconhecimento e atenção neste período tão delicado e importante de suas vidas.

Uma das participantes da programação foi Rebecca Barbosa, de 40 anos, mãe de uma recém-nascida internada há nove dias na UTI Neonatal do HGT

Uma das participantes da programação foi Rebecca Barbosa, de 40 anos, mãe de uma recém-nascida internada há nove dias na UTI Neonatal do HGT. Durante a ação, ela falou sobre a importância do momento de acolhimento promovido pela unidade hospitalar.

Continua após a publicidade

“Eu achei muito agradável o nosso encontro, até porque a gente fica muito abalada emocionalmente. Não é fácil ter um bebê e, em vez de ir para casa com ele, precisar vê-lo internado na UTI. Então, foi muito importante esse momento que vocês proporcionaram para a gente. Eu gostei muito, as outras mamães também gostaram bastante. A gente só tem a agradecer a todos que fizeram isso acontecer”.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia integra a rede pública de saúde mantida pelo governo do Pará, e dispõe de 71 leitos, sendo 10 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso regulado pela Central de Regulação Municipal.

Texto: Ascom/HGT