A Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realizou, na manhã de terça-feira (17), a solenidade militar de formatura dos concluintes do III Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural (CPAR). A cerimônia ocorreu na sede do Bope, em Belém, e foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Ricardo Neves.
Também participaram do evento o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ariel; o chefe do Departamento-Geral de Operações, coronel Mariúba; o chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura, coronel Ricardo André; o comandante do Bope, tenente-coronel Rocha, e outras autoridades civis e militares, além de familiares dos formandos.
Nos últimos anos, uma das principais estratégias implementadas pela PMPA para fortalecer as ações da corporação no combate à criminalidade é a capacitação de seus agentes. A qualificação profissional, aliada aos investimentos realizados em infraestrutura e aquisição de equipamentos e veículos, contribui para reduzir índices de crimes em todo o Estado.
Os policiais participam de cursos e capacitações para a atuação com excelência em ocorrências do dia a dia e situações complexas, que exigem um preparo adequado para resolução, principalmente levando em consideração as especificidades geográficas de cada região. Considerando as extensas áreas de mata existentes no Pará, o CPAR tem o objetivo de preparar os agentes para ações nesse tipo de ambiente.
Conteúdo- Ao todo, 24 alunos - dois oriundos da PM do Estado de Minas Gerais - concluíram as 204 horas/aulas, distribuídas em disciplinas como Crimes contra instituições financeiras, Caçador policial e Tecnologias aplicadas às operações rurais, que fornecem aos alunos conhecimentos técnicos e práticos para uma atuação com excelência em ações que envolvem tentativas de evasão de criminosos para área de mata e buscas por pessoas desaparecidas, além de patrulhas especiais preventivas e de observação para coletas de dados de inteligência, e outras ocorrências que envolvam a necessidade de incursões em área de mata.
“Desde a implementação, no Bope, do Grupamento de Patrulhamento em Ambiente Rural (GPAR), temos alcançado ótimos resultados nas ações em ambientes de selva. Sabemos da importância da técnica, do preparo físico e do profundo conhecimento do terreno para garantir respostas rápidas eficientes às demandas de segurança, principalmente as mais complexas, como roubos a instituições financeiras, busca e captura de fugitivos, e busca de pessoas, daí a importância da realização de capacitações como esta, que irão preparar o militar para atuar na proteção das comunidades do interior e na preservação da ordem pública em áreas de difícil acesso”, informou o coronel Ricardo Neves.
Texto: Edson Costa - Ascom/PMPA