Geral 'POR TODAS ELA...
Comunidade mantém mobilização no 2º dia da ação de cidadania na UsiPaz da Cabanagem
Programação especial ao longo do mês de março celebra as mulheres com serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar para toda a população
14/03/2026 15h46
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Comunidade da Cabanagem e entorno aproveita a oportunidade no segundo dia de serviços disponíveis na UsiPaz do bairro

Moradores do bairro da Cabanagem, em Belém, participaram, neste sábado (14), do segundo dia de atendimentos dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles”, realizados na Usina da Paz da comunidade. A iniciativa do Governo do Pará integrou a programação especial organizada ao longo do mês de março para celebrar o Mês das Mulheres, levando serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar para a população.

Durante a manhã, os moradores tiveram acesso a diversos atendimentos, como consultas médicas clínicas e especializadas, exames e encaminhamentos, exames oftalmológicos para a produção de óculos de grau, vacinação, testes rápidos para detecção de doenças, orientação jurídica, emissão de documentos, serviços de estética, orientações sobre programas sociais, atividades de lazer e ações de educação em saúde.

A ação contou com uma grande estrutura montada pelo Estado, utilizando os espaços da Usina da Paz e carretas modernas e equipadas, garantindo a oferta de mais de 30 serviços à população.

Um dos equipamentos mais procurados foi a Carreta da Mulher, que ofertou consultas com ginecologista e mastologista, além de exames de mamografia e ultrassonografia, incluindo tireoide, mamas e axilas, abdômen total e transvaginal.

Também foram realizados exames de tomografia, contemplando pescoço, face e seios da face, articulações, colunas torácica e cervical, crânio, pelve/bacia, abdômen superior e inferior, além de segmentos apendiculares e membros superiores e inferiores.

Continua após a publicidade
Não faltou opção de lazer para conquistar a adesão da juventude pela oferta de jogos e atividades lúdicas disponíveis na UsiPaz

Homens -A programação também contou com atendimentos específicos de saúde voltados aos homens, por meio da Carreta “Por Todos Eles”, que ofertou consultas especializadas com clínico geral, cardiologista e urologista, além de exames de eletrocardiograma e ultrassonografia da próstata, rins e vias urinárias, e abdômen total.

O evento mobilizou equipes de diferentes órgãos estaduais e parceiros, reforçando o compromisso do Governo do Pará em ampliar o acesso a políticas públicas e serviços essenciais nas comunidades.

A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou que a iniciativa fortalece a rede de cuidados e amplia o acesso da população a serviços importantes, especialmente para as mulheres.

Continua após a publicidade

“Seguimos aqui no bairro da Cabanagem em mais um dia dessa programação especial, pensada pelo Governo do Pará para marcar o Mês das Mulheres, levando cidadania, saúde e acolhimento para quem mais precisa. O programa ‘Por Todas Elas’ reforça a importância do cuidado com as mulheres, mas também entendemos que o bem-estar da família passa pelo atendimento de todos. Por isso, o ‘Por Todos Eles’ também se faz presente, ampliando o alcance dos serviços para toda a comunidade”, ressaltou a secretária.

Elizabeth Nonato aproveitou a ação na UsiPaz da Cabanagem para atualizar a caderneta de vacinação e preservar-se de doenças

Oportunidades - Entre as pessoas atendidas estava a moradora Elizabeth Nonato, que aproveitou a ação para atualizar a caderneta de vacinação.

“Eu estou achando o serviço muito bom. É um meio de a gente encontrar serviços com mais facilidade. Espero que venham outras ações como essa para que a comunidade possa participar. Hoje vim tomar vacina, pois sem saúde nós não somos nada”, afirmou Elizabeth.

A moradora Beth Telles realizou exames de vista para a produção de seus novos óculos de grau e destacou a importância da iniciativa para a comunidade.

“Achei a ação maravilhosa, muito boa mesmo. Eu já estava com a vista cansada e com os olhos ardendo, mas hoje fiz os exames e deu tudo certo. Graças a Deus consegui o atendimento aqui na ação e agora vou ter meus óculos novos, com uma vista melhor”, celebrou a moradora do bairro da Cabanagem.

Durante os dois dias de programação, a comunidade também teve a oportunidade de levar seus animais domésticos para atendimentos de saúde. A técnica de enfermagem Diane Nunes levou a gatinha para realizar o cadastro para exame de castração e agradeceu pela oportunidade.

“Achei a ação muito boa. É uma ótima oportunidade para o povo, que às vezes encontra dificuldade para conseguir atendimento para seus animais. Creio que é muito bom para o bairro e uma grande oportunidade para todos que amam seus animais”, disse.

Programação - As ações itinerantes dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles” seguem, ao longo do mês de março, fortalecendo a rede de atendimento nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém.

Na próxima segunda-feira (16) e terça-feira (17), os serviços chegam à Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, também na capital.

A programação completa pode ser consultada no Instagram oficial da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac): @seac.pa.