Cidades Belém
CarnaBelém une folia, cidadania, inclusão e proteção social
Atuação integrada de órgãos municipais articulam ações nas áreas de saúde, cidadania e proteção social no CarnaBelém 2026
12/02/2026 21h11
Por: Redação Fonte: Agência Belém

O maior Carnaval já promovido na capital paraense também contará com uma ampla agenda de ações desenvolvidas pelas secretarias que integram a administração municipal. Durante a folia, saúde, a população vai contar com programações específicas decidadania, inclusão, proteção social e organização urbanapreparadas pelas secretarias municipais de Saúde (Sesma), Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), Direitos Humanos (SEDH), da Mulher (Semu), de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), Defesa Civil e Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepidi).

Confira as atividades que cada secretaria vai realizar no CarnaBelém 2026:

Sesma

O Carnaval é considerado uma janelaestratégicapara intensificar campanhas educativas e ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde.

Com o tema “Seja qual for a sua folia, sexo só com camisinha! #VamosCombinar”, a equipe da Sesma estará presente no Carnaval dos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro, além dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, 1º e 2º grupos.

O objetivo é visibilizar e intensificar o diálogo sobre oenfrentamento ao HIVe orientar a população sobre a Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP). Durante os eventos, a Secretaria vai distribuir preservativos internos e externos e gel lubrificante.

Continua após a publicidade

Datas e locais de atuação da Sesma

15/02/2026 (domingo) – Mosqueiro – 14h às 20h

16/02/2026 (segunda-feira) – Icoaraci – 14h às 20h

Continua após a publicidade

17/02/2026 (terça-feira) – Outeiro – 14h às 20h

20/02/2026 (sexta-feira) – Desfile do 1º grupo – Aldeia Amazônica – 18h às 00h

21/02/2026 (sábado) – Desfile do 2º grupo – Aldeia Amazônica – 18h às 00h

27/02/2026 (sexta-feira) – Desfile do Grupo Especial – Aldeia Amazônica – 18h às 00h

28/02/2026 (sábado) – Desfile do Grupo Especial – Aldeia Amazônica – 18h às 00h

Sezel

Com o lema “CarnavalResíduos Zero!”, a Sezel atuará no CarnaBelém 2026 com ações depoda e roçagem, manutenção urbana, medidas integradas de limpeza,coleta seletivaeeducação ambiental. A Secretaria também será responsável pela organização dos espaços públicos, fiscalização e redução do descarte irregular de resíduos durante os eventos carnavalescos.

A atuação ocorrerá em toda a capital, inclusive nos distritos deIcoaraci e Outeiro, contemplando os bloquinhos independentes que percorrerão as ruas da cidade, os desfiles das Escolas de Samba na Aldeia Amazônica e o dia da apuração da escola campeã de 2026.

Carnaval Unificado – Proteção e Direitos

Em uma estratégia integrada deproteção, cuidadoepromoção de direitos, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Sedh), a Secretaria da Mulher (Semu), a Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio da Casa Dia, e a Cultura da Paz atuarão de formaconjuntadurante o Carnaval.

As ações estarão concentradas naTenda de Direitos do CarnaBelém 2026, instalada noCircuito Ver-o-Rioe noCircuito da Pedreira. O espaço será voltado ao acolhimento, orientação eatendimento imediato de ocorrênciasrelacionadas a racismo, LGBT+fobia, assédio e outras formas de violência.

Entre os serviços ofertados estão:

Na Aldeia Amazônica, será garantido ainda oCamarote da Inclusão, assegurandoacessibilidadee participação de pessoas com deficiência.

A Tenda de Direitos funcionará durante todo o cronograma de Carnaval, das14h às 22h, e contará comassistentes sociais, psicólogas, advogadas e agentes de orientação e acolhimento.

Entre as ações previstas estão:

  1. O que é importunação sexual;
  2. Como agir em caso de vivência ou testemunho;
  3. Incentivo ao registro de denúncia via telefone 180;
  4. Onde encontrar a Tenda de Direitos.

Sepidi

A atuação daSecretaria Executiva da Primeira Infância e do Desenvolvimento Infanto-Juvenil(Sepidi) compreende um esforço intersetorial que articula o governo municipal, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Sistema de Justiça Paraense, com o objetivo de assegurar que o direito aolazer de crianças e adolescentesocorra emambientes monitorados, seguros e com infraestrutura adequada, tanto na área urbana central quanto nos distritos.

Por meio da campanha “Carnaval Seguro – Pule, Brinque e Proteja”, a Sepidi estará presente no CarnaBelém 2026 da capital e nos distritos de Outeiro e Mosqueiro. A Secretaria prioriza ações educativas, preventivas e de orientação às famílias, atuando de forma integrada com governanças municipais, estaduais e federais.

A atuação inclui:

Nos desfiles das Escolas de Samba, na Aldeia Amazônica, a Sepidi atuará como suporte técnico ao Comissariado de Justiça do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A operação focará na barreira de entrada após o horário permitido pela Portaria, naorientação de paissobre aexposição inadequada de criançasao ambiente de desfile noturno e, junto à Defesa Civil, na identificação de crianças e adolescentes.

A Secretaria contará com sala climatizada, mobiliário infantil, cadeira para amamentação, fraldário e kits de higiene para acolher os foliões.

Com a integração entre saúde, zeladoria, direitos humanos, inclusão e proteção à infância, o CarnaBelém 2026 reforça o compromisso da gestão municipal em promover umafolia segura, organizada e voltada ao bem-estarda população.