Moradores de Bannach, no sul do Pará, estão sendo beneficiados por um conjunto de manutenções na rede elétrica do município que têm como principal objetivo tornar o fornecimento de energia mais seguro, estável e alinhado às necessidades do dia a dia da população. As ações iniciadas na segunda quinzena de janeiro fazem parte de um plano de trabalho que está sendo executado pela Equatorial Pará, com serviços já realizados e novas frentes de manutenção preventiva previstas.
Verificação de equipamentos, substituição de componentes, poda de vegetação próxima à rede e ajustes técnicos, com o objetivo de garantir mais segurança, qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica estão na programação.
A iniciativa beneficiará mais de 1.400 clientes, refletindo diretamente na estabilidade da energia fornecida para residências, comércios e serviços essenciais, um compromisso da Equatorial Pará nas regiões onde atua.
Melhorias - O plano de melhorias traçado pela Distribuidora para 2026 prevê reforço da estrutura para atendimentos emergenciais, garantindo equipes e recursos preparados para agir com mais rapidez em situações imprevistas e a inspeção técnica nos ramais da vicinal Fogão Queimado e das vilas Campinho e Pista Branca, que consiste em vistorias detalhadas ao longo das redes que levam energia até as comunidades, com o objetivo de identificar fios desgastados, conexões soltas ou equipamentos que precisem de ajustes antes que causem falhas.
O município também contará com manutenção preventiva realizada por equipes dedicadas exclusivamente à região, incluindo uma equipe integrada e uma linha viva, modalidade de trabalho que permite executar determinados serviços com a rede energizada, reduzindo a necessidade de desligamentos e o impacto para a população.
De acordo com o executivo de Manutenção da Equatorial Pará, Aloísio Faleiros, as ações foram planejadas para fortalecer a rede elétrica de Bannach de forma contínua.
“Estamos investindo em manutenção preventiva, tecnologia e equipes dedicadas à região. Esse conjunto de ações permite reduzir interrupções, aumentar a segurança e garantir um fornecimento de energia mais confiável para a população”, explica.
Segurança - A Equatorial Pará reforça que, durante a execução de alguns serviços, podem ocorrer desligamentos programados, e que estes sempre são comunicados com antecedência à população. A orientação é para que as pessoas não se aproximem nem tentem manusear a rede elétrica durante as atividades, priorizando a segurança de todos.
Mais Energia - Em 2025, a Distribuidora investiu mais de R$5 milhões em serviços que beneficiaram cerca de 2.200 clientes no município de Bannach.
Entre os serviços estão a construção e a energização de dois religadores automáticos, equipamentos modernos que atuam de forma inteligente para proteger a rede elétrica contra falhas temporárias. Com essa tecnologia é possível minimizar o tempo de interrupção no fornecimento de forma automática, trazendo mais estabilidade para o sistema.
A distribuidora reafirma seu envolvimento com os municípios paraenses e informa que outras regiões onde a Equatorial Pará está inserida também serão contempladas com melhorias nos próximos dias.