POLÍCIA CRIME
Polícia apura se companheira planejou morte de homem em sítio de Marabá
Contradições em depoimentos e novas provas levam investigadores a suspeitar de participação no homicídio ocorrido na zona rural do município
04/02/2026 17h19
Por: Redação
Imagens de câmera de segurança registraram o assassinato de Cleiton; Paulo César é suspeito da autoria e Izafran de instigar o crime - Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Pará intensificou as investigações sobre o assassinato de Cleiton da Conceição Silva, ocorrido em um sítio na zona rural de Marabá, no sudeste paraense. O caso, que inicialmente parecia um crime isolado, ganhou novos contornos após a polícia levantar a suspeita de que a companheira da vítima possa ter participado do planejamento do homicídio.

Na última terça-feira (3), os investigadores cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de Izafran de Sousa Barros, no município de Curionópolis. Ela é apontada como possível articuladora do crime, tendo, segundo as apurações, instigado Paulo César Mendes de Sousa a executar o assassinato.

De acordo com a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança ajudaram a esclarecer a dinâmica do crime e a identificar o principal suspeito. Paulo César foi localizado no Maranhão em dezembro do ano passado e, no fim de janeiro, teve a prisão temporária convertida em preventiva pela Justiça.

Inicialmente tratada como vítima por estar no local no momento do crime, a companheira de Cleiton passou a ser alvo das investigações após apresentar versões consideradas incompatíveis com as provas reunidas pelos policiais. As contradições acenderam o alerta dos investigadores, que agora trabalham para confirmar o grau de envolvimento dela no caso.

A Polícia Civil segue aprofundando as diligências e não descarta novas medidas judiciais. O inquérito está em fase final, e os próximos passos podem definir o indiciamento dos envolvidos. O caso segue sob investigação e continua repercutindo na região.