Na manhã da segunda-feira, 26, uma comitiva, liderada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e composta por Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Departamento de Postura e a empresa responsável pela infraestrutura dos shows, realizou visita técnica aos locais onde acontecerão alguns dos shows do Carnaval 2026 com o intuito de organizar os espaços para a semana de folia.
A comitiva percorreu a Praça São Félix de Valóis na Marabá Pioneira, Praça José de Fátima M. Magalhães no bairro Liberdade, a Avenida Tocantins no Novo Horizonte e a Feira da Folha 28 no núcleo Nova Marabá. O objetivo das visitas a todos os pontos estabelecidos é alinhar o ordenamento dos espaços físicos que irão receber as atividades carnavalescas, como explica o Secretário de Cultura, Genival Crescêncio.
“Essa visita é importante para a gente ver onde nós iremos fazer a montagem da estrutura do palco, de camarim, fazer o isolamento das vias, e do apoio para os órgãos de segurança, pessoal da própria equipe de saúde, corpo de bombeiros que montaram os auxiliantes durante os eventos e garantir, além do conforto no evento, a segurança para quem vem participar”, explicou.
Seguindo o planejamento da Secult, o Carnaval de Marabá irá acontecer em todos os núcleos urbanos do município com espaços esperando até 80 mil pessoas. Com tamanho fluxo de público, faz-se necessário um planejamento estratégico e integrado entre os órgãos que atuarão durante o período.
Para o Agente Mulato, diretor do DMTU, a visita técnica é um momento importante para realizar os ajustes necessários para o fluxo de veículos dos locais e para conscientizar a população acerca da campanha “Se beber, não dirija”.
“O DMTU já começa atuando antes do carnaval. A gente vai realizar várias operações para tentar conscientizar a sociedade que álcool e direção não combinam, estamos fazendo um planejamento para fazer cobertura nesses bairros, nos dias de evento, tanto levando segurança, quanto a fiscalização também”, expôs o diretor.
O Departamento de Postura realizou reuniões com ambulantes de Marabá e região, com o objetivo de colocar as documentações em dia e realizar o credenciamento daqueles que atuarão durante a programação. Segundo Marlivon Andrade, coordenador da Postura, os ambulantes já estão orientados e capacitados para os dias de festa e ressalta que durante o evento, a fiscalização avançará sobre todos os núcleos.
“Nós vamos fiscalizar os ambulantes, fiscalizar também os brincantes. E recomendamos a eles que não tragam bebidas alcoólicas em garrafas de vidro e sim de plástico. Daremos também todo o apoio com os banheiros químicos em todos os espaços. E nós estamos junto à Secult para fazer um bom trabalho e que os brincantes se divirtam e voltem para suas casas felizes”, informou o coordenador.
Uma das principais orientações é que não será permitida a comercialização de recipientes de vidro, assim como será proibido que as pessoas que acessem as de shows possuam recipientes feitos desse material. Equipes da prefeitura farão o monitoramento e, quando necessário, a revista para evitar a circulação desses recipientes.
Também não será permitida a circulação de sons automotivos e caixas amplificadas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fará fiscalização nos locais para evitar esse tipo de sonorização.
As estruturas dos palcos, de parte elétrica, tapumes e ajustes nos espaços serão feitos a partir da primeira semana de fevereiro. A engenheira da Sevop, Caroline Guimarães, explica como será realizado o trabalho da pasta para as festividades.
“A Sevop dá apoio em toda a parte elétrica e algumas questões de estrutura. O secretário de cultura passou essa demanda para a gente. O local mais complexo é onde acontece o bloco Gaiola das Loucas, porque é uma avenida comercial, que a gente vai precisar fazer um fechamento todo em Tapume que será um dia antes. A partir da próxima semana a gente começa a montar a parte elétrica que vem junto com a estrutura do palco”, esclareceu.
O Carnaval de Marabá acontece do dia 13 ao dia 17 de fevereiro em todos os núcleos urbanos do município com shows de artistas e bandas regionais e locais. O evento promete levar cultura e folia por toda a cidade.
Texto: Derik Lopes
Fotos: Bruno Eduardo
The post Cultura: Secult e demais órgãos realizam vistoria técnica em locais do Carnaval 2026. appeared first on Prefeitura de Marabá .