Segurança Parauapebas - PA
Prefeitura de Parauapebas garante subsídio para o transporte público
A Prefeitura de Parauapebas sancionou a Lei nº 5.629, de 5 de janeiro de 2026, que autoriza o repasse de subsídio ao transporte público urbano do m...
09/01/2026 19h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA

A Prefeitura de Parauapebas sancionou a Lei nº 5.629, de 5 de janeiro de 2026, que autoriza o repasse de subsídio ao transporte público urbano do município. A medida garante a continuidade do serviço, a manutenção das gratuidades e a melhoria do atendimento à população.

O investimento total é de R$ 3.237.132,60, que será repassado em seis parcelas mensais às cooperativas que operam o transporte público em Parauapebas: Central das Cooperativas, Coopalmas e Coopavel. Os recursos vêm dos orçamentos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Parte do valor será usado para manter a linha que atende a UEPA e a UFRA e para garantir passagem totalmente gratuita aos estudantes da rede pública estadual. O subsídio também assegura transporte gratuito para candidatos do Enem e de concursos públicos, além de ajudar a cobrir os custos do sistema e manter os ônibus circulando.

A lei estabelece regras claras para o uso do recurso, como prestação de contas mensal, cumprimento de horários e itinerários e fiscalização do serviço. Também prevê a criação de pelo menos uma nova rota e o aumento gradual da frota, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos usuários.

Segundo o prefeito Aurélio Goiano, o subsídio é uma ação direta para melhorar a vida de quem depende do transporte público. “Esse é um compromisso que eu assumi com a população. Estamos garantindo ônibus rodando, passagem gratuita para estudantes e mais qualidade no transporte, com responsabilidade e fiscalização. E pode ter certeza que vamos melhorar ainda mais”, destacou.

Texto: Morgana Albuquerque

Continua após a publicidade

Assessoria de Comunicação/PMP – 2026