Justiça Amazonas
Campanha de doação de roupas para pessoas em situação de rua segue até segunda-feira
As doações podem ser feitas em qualquer unidade dos pontos de PAC...
12/12/2025 12h28
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

As doações podem ser feitas em qualquer unidade dos pontos de PAC

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Gerência de Políticas para Pessoas em Situação de Rua (GPPSR), segue com a arrecadação de roupas e calçados para população de rua, até segunda-feira (15/12). Os interessados podem realizar a doação nos pontos de Pronto de Atendimento ao Cidadão (PAC), distribuídos em todas as zonas da cidade. Todos os itens arrecadados serão destinados à 3ª edição do Baile do Encanto.

O diretor do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD/Sejusc), Agostinho Corrêa, reforça a importância da ação para assegurar dignidade a essa população. “É fundamental lembrar que doação não é descarte, são roupas e calçados em bom estado, capazes de acolher e oferecer conforto a quem mais precisa”, destaca.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

Continua após a publicidade

Brenda Carioca, advogada, esteve na unidade do PAC Parque 10 onde realizou a doação de roupas e calçados. “Vi que no Parque Dez Mall, por onde passo com frequência, havia um ponto de coleta. Aquilo me sensibilizou. Acredito que, nesse período de fim de ano, é momento de refletir, doar e se abrir mais ao cuidado com o próximo”, relata.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

Continua após a publicidade

Doação não é descarte

As peças arrecadadas precisam estar limpas, em bom estado e prontas para uso, reforçando o caráter solidário da iniciativa. Todo o material será distribuído durante o Baile do Encanto, que acontecerá no dia 17 de dezembro, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus.

Baile do Encanto

Continua após a publicidade

O Baile do Encanto é uma celebração natalina dedicada às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Além da distribuição de roupas, o evento oferece serviços como emissão de documentação, corte de cabelo, esmaltação e orientações sobre direitos da pessoa idosa.

A ação homenageia Elvio de Azevedo Costa, conhecido como “Encanto”, que viveu em situação de rua e faleceu em 2022, aos trinta e seis anos, vítima de atropelamento. Reconhecido pelo engajamento em apoiar pessoas marginalizadas, ele buscava ajuda em instituições e entidades para auxiliar quem enfrentava dependência química, alcoolismo e situações de prostituição.