Justiça Amazonas
Consciência Negra: Sejusc promove curso de letramento para comunicadores
Atividade marca o início da campanha dos 21 Dias de Ativismo de combate ao racismo...
20/11/2025 11h13
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Atividade marca o início da campanha dos 21 Dias de Ativismo de combate ao racismo

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio de sua Assessoria de Comunicação (Ascom), promoveu, na quarta-feira (19/11), um curso de letramento voltado a comunicadores. A iniciativa teve como objetivo ampliar a compreensão sobre igualdade racial e fortalecer uma prática comunicacional ética, empática e qualificada, alinhada à campanha dos 21 Dias de Ativismo e reforça o combate ao racismo.

O letramento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), zona centro-sul de Manaus. A programação incluiu roda de conversa, palestra e exemplos reais do cotidiano, evidenciando como expressões e práticas discriminatórias ainda aparecem no ambiente da comunicação.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

A secretária Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, esteve presente no evento e agradeceu a participação dos comunicadores, reforçando a relevância da ação. “Esforços como este demonstram o compromisso da instituição com a promoção de políticas públicas baseadas nos direitos humanos”, afirmou.

A professora Arlete Anchieta, responsável pelo letramento, destacou a importância do tema para profissionais da área, ressaltando como as escolhas de linguagem moldam narrativas e influenciam a forma como a sociedade compreende temas sensíveis. Com forte atuação no Movimento Negro, a ativista evidenciou a necessidade de uma comunicação responsável, especialmente no contexto da luta antirracista.

Continua após a publicidade

“Hoje foi uma tarde muito produtiva, porque conversei com pessoas que irão multiplicar esse conhecimento em cada uma de suas ações. Considero os comunicadores como aqueles que têm o poder de informar, criar novas visões e fortalecer a sociedade. Falamos sobre discriminação racial, especialmente vinculada aos 21 dias de luta contra o racismo”, destacou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

Além do conteúdo técnico, os participantes tiveram espaço para compartilhar percepções em uma roda de conversa acolhedora. A jornalista Ana Beatriz Passos comentou sobre o impacto da experiência e afirmou que sai da formação com aprendizados importantes sobre a luta antirracista.

Continua após a publicidade

“Vivenciar esse letramento hoje me fez perceber como é importante continuar aprendendo, especialmente enquanto pessoa negra. A gente nunca sabe tudo, e esse é um tema sempre em pauta, mesmo que muitos ainda relutem em falar sobre ele. Foi muito enriquecedor ouvir alguém com tanta propriedade”, afirmou.

Esta foi a primeira edição do letramento, servindo como base para novas formações já previstas, abordando temas sociais essenciais de justiça, direitos humanos e cidadania.

21 Dias de Ativismo

O letramento marca o início da campanha dos 21 Dias de Ativismo de Combate ao Racismo, com o tema “A luta contra o racismo é dever de toda a sociedade”, fortalecendo que ‘ o racismo não cabe em lugar nenhum’. A campanha segue até 10 de dezembro, com atividades voltadas ao combate a toda e qualquer forma de racismo