Nesta segunda-feira, 17, na Zona Azul da COP 30, Estudantes Embaixadores pelo Meio Ambiente da Rede Municipal de Educação de Belém viveram ummomento históricoem meio à Conferência Mundial do Clima. Eles entregaram aCarta de Compromisso dos Estudantes de Belém pela Sustentabilidade e pelo Climaà diretora de Programas da Presidência da COP 30, Alice Amorim. A entrega foi acompanhada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, e pela secretária-adjunta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Beatriz Morrone.
A carta reúneanseios, desafios e expectativas dos estudantes da rede municipal sobre o futuro,abordando temas como fauna e flora, resíduos, água, alimentação, diversidade e equidade.
Ao longo do dia,nove estudantes de Belém integraram uma programação que reuniu rodas de conversa com delegações estrangeiras da Argentina, México, Egito, Índia, Tanzânia e Canadá, diálogos com lideranças nacionais e internacionais e uma dinâmica sobre o Balanço Ético Global, estimulandoreflexões sobre diversidade, responsabilidades compartilhadas e equidade.
O encontro fez parte do evento“Da Escuta à Ação: Crianças Moldando o Futuro da Liderança Climática”,conduzido pela Jovem Campeã do Clima da ONU, Marcele Oliveira. A atividade contou ainda com duas participações especiais: o Zé Gotinha, símbolo da vacinação e da saúde pública, e o Curupira, guardião das florestas e mascote oficial da COP 30.
A presença das crianças na conferência foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Presidência da COP 30, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, UNICEF, Plant-for-the-Planet Brasil e Instituto Alana.
Para a estudante Eliza Roberta Ferreira, 11 anos, da Escola Municipal Helder Fialho Dias (Outeiro), o momento foi de realização e aprendizado.
Em 2025, a Educação Ambiental foi uma das prioridades da Rede Municipal, alcançandomais de 200 unidades escolarespor meio da Política Municipal de Educação Ambiental – Escolas Guardiãs da Sustentabilidade e do Clima. Os objetivos incluem integrar o tema ambiental ao planejamento pedagógico, promover formações e ações práticas nos territórios efortalecer o desenvolvimento de lideranças estudantis amazônidas comprometidas com o clima.