A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) promoveu, na quinta-feira (30), a 10ª Feira da Agricultura Familiar e Empreendedorismo Feminino. A Feira oferece aos moradores próximos à sede da Semas e aos servidores produtos oriundos de municípios próximos a Belém.
O produtor Jorge Rodrigues veio do município de Mãe do Rio, nordeste paraense, até a capital para vender queijo, frango caipira, manteiga, coalhada, ovos, água de coco, açaí, leite e outros produtos, a preços acessíveis. A servidora da Semas, Kathleen Juca, esteve na Feira pela primeira vez, e disse que gostou muito do trabalho dos produtores. “Estou interessada em comprar queijo, que foi apresentado na degustação e aprovado totalmente”, informou.
Aline Rocha vendeu molho de pimenta, xaropes, alho, andiroba, óleo da semente da uva e outros produtos oriundos dos municípios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém. “Meus produtos ficam à disposição dos clientes para escolherem o que trago para venda, que tem sido muito boa”, assegurou.
Variedade e tradição- Moradora de Santa Izabel do Pará, também na Região Metropolitana de Belém, Léa Gomes levou para a Feira pupunha, maracujá, manga e abacate. “A venda está boa”, acrescentou. Do município de Bragança, no nordeste do Pará, vieram a tradicional farinha de mandioca, pão de mel e camarão.
De Belém, incluindo o distrito de Icoaraci, os produtores comercializaram cosméticos artesanais, como sabonetes de cupuaçu, bacuri, andiroba e castanha-do-pará, além de sabonetes íntimos.
Empreendedoras participaram da Feira, oferecendo bombons artesanais com castanha inteira, café, coco, papel artesanal de fibra da bananeira, arte de juta, sementes, pulseiras, colares, bolsas, anéis e brincos.
O gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Gustavo Peres, disse que a programação é analisada com cuidados especiais, para que agrade os servidores e visitantes da Feira, com bons produtos e preços que chamem a atenção. “A próxima Feira já está confirmada para este mês de novembro”, adiantou o coordenador da Feira da Agricultura Familiar e Empreendedorismo Feminino.
Texto: Otávio Fernandes e Vitor Hugo Ribeiro - Ascom/Semas