Geral SEGURANÇA
Governo do Pará apresenta plano de mobilidade e segurança para as pré-sessões, Cúpula dos Líderes e COP30
Bloqueios, rotas alternativas e credenciamento de moradores vão organizar o trânsito em torno do Parque da Cidade entre 2 e 21 de novembro, com mon...
30/10/2025 21h38
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Governo do Pará apresentou, nesta quarta-feira (30), o plano de mobilidade e segurança que será aplicado durante as pré-sessões, a Cúpula dos Líderes e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O esquema foi detalhado pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, ao lado do chefe de Operações de Mobilidade para a COP 30 da SECOP, Luís Guilherme Martins, e do diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), Isaías Reis.

O plano integra forças federais, estaduais e municipais, com a participação de cerca de 20 mil agentes, entre 10 mil de segurança pública estadual e municipal, 2,5 mil das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de 7 mil militares das Forças Armadas. Todo o trabalho será acompanhado em tempo real pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) e pela Central de Escolta, instalados na sede da Segup para alinhar informações e monitorar as operações de segurança e mobilidade.

“Todo o plano de mobilidade e segurança envolveu o Governo do Estado, o Governo Federal e a Prefeitura Municipal, com mais de 20 mil homens para garantir a segurança pública durante todo o período dos eventos que acontecerão no Parque da Cidade, que inicia no dia 4 de novembro com as pré-sessões da COP30, passando pela Cúpula dos Líderes, momento de maior restrição de acesso a várias vias da cidade, e a conferência climática propriamente dita”, explicou Ualame Machado.

Interdições e rotas alternativas

De 2 a 21 de novembro, algumas vias de Belém terão interdição total para organizar a circulação ao redor do Parque da Cidade e garantir acesso seguro aos participantes. Os bloqueios incluem trechos das avenidas Júlio César (entre o Elevado Daniel Berg e a Almirante Barroso), Dr. Freitas (entre Rômulo Maiorana e Visconde de Inhaúma), Duque de Caxias (entre a Trav. Alferes Costa e a Dr. Freitas) e Brigadeiro Protásio. Essas áreas formarão o perímetro seguro do Parque da Cidade. As avenidas Almirante Barroso, Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral permanecerão liberadas para o tráfego geral, funcionando como principais rotas alternativas.

Outras vias terão bloqueios temporários, principalmente entre 4 e 9 de novembro, durante a Cúpula dos Líderes, apenas nos momentos de passagem dos comboios oficiais. Essas interdições momentâneas poderão ocorrer nas avenidas Duque de Caxias, José Malcher, Magalhães Barata, Domingos Marreiros, Almirante Barroso, Augusto Montenegro (pista do BRT), Travessa Castelo Branco e vias próximas à Base Aérea, durante embarque e desembarque de autoridades.

Continua após a publicidade

Credenciamento de moradores e comerciantes

Quem mora ou trabalha em áreas bloqueados terá acesso garantido mediante credenciamento simples, com apresentação de comprovante de residência ou vínculo. As equipes da organização estão visitando os imóveis nas áreas de interdição total para realizar o cadastro.

“Todos os moradores que serão impactados neste perímetro receberam visita da equipe da Segup, inclusive da Diretoria de Prevenção Social. A equipe cadastrou moradores e trabalhadores do comércio local. Quem não foi cadastrado por alguma circunstância específica e precisa acessar a área deve comprovar que mora ou trabalha no local”, destacou o secretário Ualame Machado.

Comunicação direta com a população

Continua após a publicidade

Para facilitar a rotina de quem circula pela cidade, o Governo do Pará e o Detran estão enviando mensagens informativas via WhatsApp com orientações sobre as interdições. A ação alcança mais de 420 mil contatos na Grande Belém, reforçando o canal de comunicação direta com os cidadãos.

Transporte exclusivo COP30

Para o transporte exclusivo dos participantes, haverá um corredor dedicado com 15 linhas operando cerca de 250 ônibus e 112 paradas exclusivas, ligando os principais pontos de hospedagem e serviços. O embarque será permitido apenas a credenciados pela ONU, mediante apresentação de crachá do evento ou carta de confirmação da inscrição.

“Esses veículos funcionarão dentro de toda uma logística que foi preparada, que vai do Porto de Outeiro, onde ficarão os participantes hospedados nos cruzeiros, até o centro de Belém, com destino à Blue Zone. Eles serão gratuitos para todos os credenciados pela ONU, sejam delegados, líderes de Estado, jornalistas, seguranças ou voluntários”, explicou Luís Guilherme Martins.

Transporte público regular

O diretor de Transporte da Segbel, Isaías Reis, apresentou o plano municipal de mobilidade para o evento, construído com base em estudos técnicos e análises de fluxo, conciliando as demandas do evento internacional com as necessidades cotidianas da cidade. “Desde o início do ano, a Segbel, em conjunto com os órgãos de segurança e mobilidade, vem realizando testes e simulações para os desvios das linhas regulares, com o objetivo de garantir a segurança da população e das delegações nacionais e internacionais que estarão presentes no evento. Esse trabalho também resguarda a plena realização dos serviços de transporte público, atendendo tanto à população quanto aos visitantes durante o evento”, frisou.