O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), vinculadas ao Governo do Estado, encerraram na manhã da última quarta-feira (29) a programação da campanha Outubro Rosa com uma grande ação voltada à promoção da saúde da mulher. A atividade especial ofereceu serviços gratuitos e mobilizou profissionais, pacientes e visitantes em um dia marcado pela informação, acolhimento e cuidado.
A programação do Dia D contou com apresentação do coral da equipe da Unacon, tenda de serviços de saúde e beleza, como aula laboral, tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição de sinais vitais, corte de cabelo feminino, manicure, design de sobrancelhas, exames de mamografia e Papanicolau (PCCU), além da entrega de certificados “Amigo da Unacon”. A ação também integrou a programação estadual do Outubro Rosa, realizada pelo Governo do Pará em 18 municípios.
Atendimentos, exames e conscientização
Durante o evento, 76 mulheres foram atendidas por demanda espontânea para exames de mamografia, reforçando o compromisso da unidade com a detecção precoce do câncer de mama. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí, foram ofertados exames de PCCU.
Ao longo do mês, a campanha do Outubro Rosa no Complexo Hospitalar de Tucuruí incluiu palestras educativas e a realização de 96 exames de mamografia em colaboradoras, consolidando a prevenção como eixo central da iniciativa.
O médico Leandro Araújo ministrou palestra durante o evento, destacando os benefícios do autoexame e os cuidados preventivos contra o câncer de mama.
Unacon atende mais de 1.200 mulheres com câncer de mama
O diretor-geral do Complexo Hospitalar, Júnior Souto, destacou o impacto da campanha e os avanços no atendimento oncológico ofertado pelo Governo do Estado. “Foi um momento de conscientização das mulheres sobre a importância do cuidado, do autoexame e da realização de exames que permitem o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Unacon está tratando atualmente 1.208 mulheres com câncer de mama, com atendimento completo: da biópsia ao tratamento. Graças às parcerias com a Sespa, Prefeitura de Tucuruí e apoio da deputada federal Andreia Siqueira, conseguimos oferecer um serviço humanizado e moderno à nossa população”, afirmou.
Controle social e valorização da rede pública
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, Júlio Pinheiro, reforçou a importância do envolvimento da sociedade nas ações de saúde pública.
“Ações como o Dia D do Outubro Rosa são pensadas especialmente para que as mulheres possam buscar atendimento para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Elas fortalecem o SUS e demonstram o compromisso do Governo do Pará com a população da região”, afirmou.
Depoimentos marcam o encerramento da campanha
A promotora de eventos Raiza Pantoja, diagnosticada com câncer de mama triplo negativo em 2024, relatou sua experiência e reforçou a importância de ações como o Outubro Rosa:
“Já passei por quimioterapia, fiz cirurgia e sigo em tratamento. A Unacon foi essencial para que eu seguisse com minha vida, sem precisar abrir mão do trabalho ou da família. Participar de um evento como este é um momento de autoestima e esperança. Sempre digo às mulheres que estão começando o tratamento: tenham paciência, vontade de viver e fé — é temporário.”
A moradora da zona rural, Francisca Evelyn Alencar, aproveitou os serviços do Dia D enquanto acompanhava o marido em tratamento.
“Gostei muito desse Dia D. Fiz corte de cabelo, maquiagem e ganhei brinde. Foi uma bênção participar de toda essa festança.”
A ambulante Valéria Dias Farias, de 41 anos, veio de Breu Branco para realizar a mamografia. “Soube da ação e corri para garantir minha vaga. Fui muito bem atendida e consegui fazer o exame. Parabéns ao governador e a todos pela iniciativa.”
Prevenção como ato de coragem -A enfermeira do trabalho Raissa Cristina Lima de Moraes, responsável pela realização dos exames, ressaltou o impacto da campanha na vida das mulheres atendidas.
“A prevenção é sempre o melhor caminho, ela salva vidas. Com a mamografia, conseguimos identificar o câncer em estágios iniciais, aumentando as chances de cura. Só hoje atendemos 76 mulheres. Prevenir é um ato de amor e coragem.”
Transição para o Novembro Azul -A campanha Outubro Rosa será encerrada oficialmente no dia 31 de outubro, dando lugar à campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata.
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT