A Polícia Civil do Pará dá continuidade aos atendimentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os pescadores e pescadoras dos municípios de Marabá, Almeirim e Óbidos. A ação cívico-social acontece de forma gratuita e simultânea nas três cidades.
Para atender o público em Marabá, foram mobilizados servidores vinculados à Diretoria de Atendimento e Identificação (DIDEM) que atuam com 10 kits para alcançar a meta diária de 300 carteiras emitidas. “É importante que os pescadores e pescadoras de Marabá se mobilizem para comparecer na Usina da Paz do município para a emissão do documento, que acontece de forma gratuita e é indispensável para que os trabalhadores possam dar entrada no benefício do seguro defeso”, destacou o delegado Hennison Jacob, titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).
A Operação Piracema foi deflagrada para demonstrar o compromisso do Governo do Estado em levar cidadania. A nova CIN vai garantir mais segurança aos documentos de identificação e facilitar o acesso ao seguro defeso, tão importante para a subsistência das famílias de pescadores.
Em Marabá os atendimentos iniciaram no dia 19 de outubro e vão acontecer até o dia 26. Em Almeirim, a ação iniciou dia 20 e vai até o próximo sábado, dia 25. Já em Óbidos, os atendimentos começaram no dia 21 e terminam no próximo domingo, dia 26 de outubro.
O cronograma das demais cidades que receberão a Operação Piracema já está definido. “Os pescadores de Itupiranga serão atendidos de 27 a 29 de outubro. No município de Prainha, a ação vai de 27 de outubro a 01 de novembro, na Escola Municipal Pretextato Da Costa Alvarenga. Em Curuá, pescadores e pescadoras serão atendidos de 28 de outubro a 02 de novembro no Centro de Qualificação de Jovens "Helena Chaves”. Já em Jacundá, os atendimentos serão realizados no Auditório da Praça Céu de 31 de outubro a 04 de novembro, sempre das 8h às 17h”, continuou o delegado.
A nova Carteira de Identidade Nacional representa um avanço tecnológico. Além da versão física, o documento também estará disponível em meio digital pelo aplicativo gov.br, semelhante à CNH Digital, o que assegura maior praticidade e combate a fraudes.
O pescador Orlando Mendes, conseguiu finalizar o atendimento sem enfrentar filas e elogiou a atuação dos policiais. “Eu soube da operação através de uma colega da comunidade e aproveitei para vir até aqui garantir o documento, que é necessário para eu dar entrada no seguro defeso. Sem ele eu não teria acesso ao benefício que é muito importante para a minha categoria profissional. Fico muito feliz por conseguir meu documento rápido e fui muito bem atendido pelos servidores. A Polícia Civil do Pará está de parabéns pela operação”, contou o pescador.
A operação acontece em vários municípios paraenses, contemplando diversas regiões do Estado e de forma itinerante, se estendendo por todo o Pará.