A vice-governadora Hana Ghassan e o secretário-adjunto de infraestrutura da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Lázaro Cézar, visitaram nesta quarta-feira (22) as obras de construção da creche do município de Magalhães Barata, nordeste paraense. A unidade integra o programa inédito “Creches Por Todo o Pará”, criado pelo governo do Estado para ampliar e garantir acesso ao ensino público desde a primeira infância. Com o Programa, a meta do Governo é construir unidades nos 144 municípios.
Hana Ghassan disse que agradecia “a Deus, em primeiro lugar, por estarmos hoje, aqui, e dizer a vocês que é a última vistoria técnica realizada pela nossa equipe. Eu estou aqui com o secretário-adjunto de Educação, o Lázaro, que cuida da construção dessas creches. Ele está junto com a equipe fazendo a revisão do que é preciso verificar, se está tudo funcionando, como a parte elétrica. A gente vai marcar a data da inauguração. Eu estou muito ansiosa porque nós temos pressa, porque lugar de criança é na creche. Lugar de criança é dentro da escola, e nós queremos dar um beijo aqui, que está lotado de crianças, aproveitando não apenas o espaço, mas toda a oportunidade que uma creche traz para a vida das crianças”.
Com um investimento de R$ 3.244.381,73, a creche vai oferecer uma estrutura ampla e moderna, proporcionando espaços de convivência, como berçário/amamentação, sala multiuso, salas de aula, banheiros, trocador, sala dos professores, quadra, parquinho em areia, jardim e outros ambientes.
Municípios contemplados- Até o momento, já foram entregues 12 creches nos municípios de Belém, Oriximiná, Ananindeua, Benevides, Redenção, Cumaru do Norte, Bannach, Almeirim, Melgaço, Curuçá, Marabá e Igarapé-Açu.
O "Creches Por Todo o Pará" visa beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social, que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões serão investidos na construção de 150 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.