Geral MEIO AMBIENTE ...
Governo do Pará fortalece pecuária sustentável com oficina em São Félix do Xingu
Iniciativa é do Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP) e oferece assistência e apoio à regularização ambiental e comercial a produt...
16/10/2025 13h58
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Em São Félix, representantes do poder público e do setor produtivo discutem questões do campo e da produção rural

O Governo do Pará, por meio do Programa Pecuária Sustentável do Pará (PPSPA), reuniu produtores, técnicos e gestores públicos em São Félix do Xingu para apresentar o Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP) - uma iniciativa lançada pelo Governo, com o apoio de organizações parceiras, que aproxima o Governo do campo, garantindo assistência técnica gratuita e ampliando o acesso à regularização ambiental, à requalificação comercial e outros serviços na cadeia pecuária.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de Dominique Ferreira, gerente da pecuária sustentável da Semas, Amanda Gandra, especialista em Pecuária Sustentável da TNC (The Nature Conservancy) Brasil; Gabriel Teixeira, Supervisor de Projetos da IDH Brasil; Valdir Manoel, gerente regional da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF) Regional Araguaia; Fabiana Possato, médica veterinária da Agência de Defesa Agropecuária (ADEPARÁ) em Tucumã; Cacilda Levino, vice-prefeita de São Félix do Xingu; e Pedro Henrique Gomes, secretário municipal de Agricultura.

Evento de apresentação do papel do Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP)

O objetivo da oficina foi apresentar a estrutura e os serviços oferecidos pelos NAPs, que funcionam como pontos de apoio gratuito aos produtores rurais. Os núcleos prestam assistência técnica, orientação sobre requalificação comercial e regularização ambiental, e encaminhamentos para programas de crédito e incentivos à produção sustentável.

“O Pará tem avançado na construção de uma pecuária de alta produtividade e baixo impacto, com integridade social e ambiental. A requalificação comercial é um passo essencial para que os produtores possam voltar ao mercado de forma legal, com transparência e compromisso com a sustentabilidade. O Estado está fortalecendo o apoio técnico e ampliando os mecanismos de acesso, para que nenhum produtor fique de fora desse processo”, afirmou Indara Aguilar, diretora de Mudanças Climáticas da Semas.

Durante a oficina, produtores rurais opinaram e esclarece dúvidas sobre temas da pecuária paraense

“O NAP será essencial para o município, porque vai atender diretamente produtores que hoje estão impedidos de vender para frigoríficos. Esse núcleo de apoio vai habilitar esses produtores a voltarem ao mercado formal, além de promover a regularização ambiental. São processos que andam juntos e que são cruciais para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destacou Mário Nunes, secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu.

Continua após a publicidade

A oficina também contou com a participação de representantes da sociedade civil e de movimentos ligados à agricultura familiar, que ressaltaram a importância do diálogo e da união entre Estado, municípios e organizações parceiras.

“Essa oficina foi maravilhosa porque tirou muitas dúvidas e desfez o mito de que o programa iria prejudicar o produtor. Pelo contrário, ele vem para fortalecer tanto o pequeno quanto o grande produtor, garantindo que todos possam trabalhar de forma regular e organizada. Foi um momento ímpar para o nosso município, que precisa se unir para fortalecer a pecuária e a agricultura familiar”, afirmou Deuzanira Santos, produtora rural e integrante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Félix do Xingu.

“O NAP traz uma grande importância para a agricultura familiar, porque pela primeira vez temos um programa que fala do gado dos pequenos produtores. Isso vai facilitar a regularização ambiental, melhorar o rebanho e dar condições para que essas famílias tenham uma vida mais digna. O governo está de parabéns pela iniciativa, e nós, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetagri), estamos comprometidos em contribuir com esse trabalho”, ressaltou José dos Santos, conhecido como Zé Areia, coordenador da Fetagri Regional Sul.

Continua após a publicidade

Além da oficina, o cronograma de atividades do Programa Pecuária Sustentável do Pará em São Félix do Xingu inclui dois dias de treinamentos técnicos, realizados nos dias 14 e 16 de outubro, voltados à formação dos profissionais que atuarão nos NAPs, assegurando a padronização dos atendimentos e o fortalecimento da rede de assistência aos produtores.

Projeto em execução -atualmente, o Estado já conta com um NAP em funcionamento em Novo Repartimento, inaugurado em setembro, e novas unidades estão em fase de implantação em municípios estratégicos, com o objetivo de consolidar, cada vez mais, o Pará como referência nacional em pecuária sustentável.

Frederico de Azevedo, coordenador técnico da empresa Coordenada Rural, responsável pela execução das ações do NAP nos municípios de Novo Repartimento, Altamira e São Félix do Xingu, compartilhou o saldo dos dois dias de treinamento. “Esse momento em São Félix do Xingu foi muito enriquecedor para nós, que vamos iniciar as atividades do NAP como uma nova alternativa para melhorar o atendimento aos produtores rurais. Foram dias de muitas explicações, esclarecimento de dúvidas e alinhamento entre a equipe técnica, o poder público e os produtores participantes. Iniciamos esse trabalho com muito otimismo, buscando desenvolver ações que realmente contribuam para um atendimento mais qualificado ao nosso produtor rural”, disse.