Geral SERVIÇOS AMBIE...
Regulariza Pará realiza mutirão com produtores rurais e qualificação técnica em Rio Maria
A iniciativa resultou na emissão de cinco licenças ambientais rurais; oito Termos de Compromisso Ambiental; oito Termos de Programa de Regularizaçã...
10/10/2025 14h45
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), concluiu, no município de Rio Maria, mais um mutirão de atendimento do Regulariza Pará com o intuito de unificar e dispor serviços multissetoriais na regularidade ambiental e fundiária no Estado, com o apoio da prefeitura local, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Maria (Semmar) e do Sindicato Rural do município.

O mutirão foi realizado durante a 29ª Feira de Agropecuária (Exposul), que contou com grande fluxo de público, ampliando a divulgação dos serviços. Durante os dias de ação, os técnicos da secretaria atribuíram segurança jurídica e ambiental aos produtores rurais para incentivar o cumprimento de metas ambientais e a recomposição de áreas degradadas.

A iniciativa possibilitou aos moradores e regiões próximas o acesso aos principais serviços, em especial o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Licenciamento Ambiental Rural (LAR), resultando na emissão de cinco licenças ambientais rurais para as fazendas de Rio Maria, Xinguara, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Pau D’Arco; oito Termos de Compromisso Ambiental (TCA), todos pertencentes a Rio Maria; oito Termos de Programa de Regularização Ambiental (PRA); e cerca de 36 certificações de CAR.

“A presença do Regulariza Pará em eventos como a Exposul reforça o compromisso do Governo do Estado em levar os serviços de regularização ambiental e fundiária até os produtores, garantindo mais segurança jurídica e sustentabilidade ao setor agropecuário. Além do atendimento direto, as capacitações realizadas fortalecem a gestão ambiental nos municípios e ampliam a eficiência das políticas públicas em todo o território paraense”, destacou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.

Além dos serviços oferecidos à população, 35 técnicos dos municípios de Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Água Azul do Norte e Rio Maria receberam uma qualificação sobre normas jurídicas relacionadas aos serviços oferecidos.

Continua após a publicidade

Durante os três dias, os atendimentos foram feitos pela carreta do Regulariza Pará, no espaço do Sindicato Rural, tendo entre os serviços mais requisitados a orientação sobre CAR e PRA, licenciamento para atividades agropecuárias e regularização de imóveis rurais.

Texto: Jamille Leão e Bruno Dias/ Ascom Semas