Geral TRANSPORTE INT...
Novo Terminal Hidroviário de Icoaraci inicia operação com presença permanente da Artran
Espaço moderno impulsiona o turismo e a mobilidade fluvial, com fiscalização contínua e atendimento ao cidadão
09/10/2025 20h59
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Governo do Pará iniciou, nesta quinta-feira (9), a operação do novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, em Belém, com a presença permanente da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran). A estrutura moderna substitui o antigo trapiche do distrito e representa um marco na requalificação do transporte fluvial na Região Metropolitana da capital.

A Artran passa a atuar de forma contínua no terminal, garantindo fiscalização sistemática das linhas intermunicipais e atendimento direto à população. Uma sala fixa da Agência foi instalada no local, oferecendo serviços de ouvidoria, orientações, registro de denúncias e sugestões.

“A Artran estará presente de forma permanente, garantindo um serviço mais seguro, organizado e de qualidade. Essa é uma conquista para a população e um passo importante rumo à modernização da mobilidade fluvial no estado”, destacou o diretor-geral da Artran, Luciano Dias.

Nova fase para o transporte fluvial

Entregue na quarta-feira (8) pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), o novo terminal iniciou os primeiros embarques e desembarques já no turno da manhã de quinta-feira. Passageiros das comunidades de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, foram os primeiros a utilizar a estrutura.

Continua após a publicidade

O tripulante Cleiton Avelar elogiou as melhorias no acesso às embarcações. “Esse novo terminal ajudou muito na hora de encostar as lanchas. Antes a gente precisava esperar outro sair para poder atracar, e agora isso ficou muito mais fácil.”

O operador Raimundo Almeida, dono de linha fluvial, também destacou os avanços. “Nossa embarcação foi a primeira a sair daqui. Os fiscais da Artran nos repassaram informações importantes que vão beneficiar tanto os lancheiros quanto a população. Agradeço a Deus e ao governador por nos proporcionar esse momento e esse espaço de qualidade.”

Conforto, acessibilidade e fiscalização

Continua após a publicidade

A presença contínua de controladores da Artran garante o cumprimento das normas de transporte, fiscalização das embarcações, observação dos horários e respeito ao direito à gratuidade para os usuários.

“A estrutura do novo terminal permitirá um embarque mais organizado, com guichês para venda de passagens, áreas de espera amplas e ventiladas. A população vai sentir a diferença no atendimento e na segurança”, avaliou Waldemar Frazão, coordenador de transporte aquaviário da Artran.

O controlador de transporte Weliton Paiva também ressaltou os benefícios para trabalhadores e passageiros. “Já percebemos isso neste primeiro dia, com tudo ocorrendo de forma tranquila, sem as dificuldades do antigo trapiche.”

Linhas intermunicipais que operam no terminal

As rotas fluviais reguladas pelo Estado que passam a operar no Terminal Hidroviário de Icoaraci são:

Estrutura moderna para impulsionar o turismo e o desenvolvimento

Com 650 m² de área construída, o terminal foi projetado para oferecer conforto, acessibilidade e segurança aos usuários, além de fomentar o turismo e a integração com as comunidades ribeirinhas e insulares da Região Metropolitana.

O espaço conta com:

O investimento de R$ 7,9 milhões integra o conjunto de obras estratégicas do Governo do Pará para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém. A entrega do terminal reafirma o compromisso do Estado com a modernização da mobilidade fluvial, a valorização do turismo e o desenvolvimento sustentável da Grande Belém.