Geral REINSERÇÃO SOCIAL
Internas da Seap expõem talentos na 13ª Feira de Artesanato do Círio
Com apoio do Sebrae, a Coostafe reforça o poder transformador da arte e do cooperativismo feminino na reinserção social
09/10/2025 19h18
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Pelo quarto ano consecutivo, a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) participa da Feira de Artesanato do Círio (FAC), que, em 2025, chega a sua 13ª edição. O evento reúne produtos em vários materiais, como cerâmica, miriti, fibras, sementes, gemas e joias, balata, entre outras, que serão expostos em mais de 100 estandes, montados em uma área de 3 mil metros quadrados, e conta também com a exposição de peças produzidas por mulheres privadas de liberdade (PPLs).

Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a programação iniciou nesta quinta-feira (9), e segue até o próximo dia 15 de outubro. A participação da Cooperativa reafirma o compromisso do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), com a valorização humana, o incentivo à arte e o fortalecimento do cooperativismo social, mostrando que a reinserção é possível quando se oferece oportunidade, respeito e reconhecimento.

O estande da Coostafe é resultado de uma parceria sólida com o Sebrae, que garante apoio estrutural, logístico e de divulgação. Essa colaboração possibilita que os produtos das internas sejam expostos com qualidade e visibilidade.

“Existe uma parceria muito forte com o Sebrae, que faz questão de garantir nossa presença, abrindo portas, compreendendo o contexto em que a Coostafe está inserida e oferecendo apoio em todos os aspectos. É, sem dúvida, uma das maiores oportunidades que elas têm durante o ano, por ser um evento recorrente e de grande visibilidade”, destacou Narayana Brotas, tutora da cooperativa.

A Coostafe é um exemplo de como o cooperativismo e as políticas públicas de reinserção podem transformar histórias. Por meio do artesanato e de outras expressões criativas, as internas desenvolvem habilidades, recuperam a autoestima e constroem novas perspectivas de vida, unindo arte, fé e esperança.

Continua após a publicidade

A agente de viagens Patrícia Cunha, visitante da feira, destacou a qualidade e o valor social do trabalho. “Acho importantíssimo, até porque o trabalho é maravilhoso. No ano passado, eu já tinha adquirido alguns produtos, e é tudo feito à mão, com muito capricho. É uma atitude social fantástica, uma forma real de ajudar e valorizar o esforço das participantes. A qualidade é excepcional”, elogiou.

Para as internas, a oportunidade representa reconhecimento e motivação. Em sua primeira participação na FAC, a cooperada Beatriz Nascimento expressou o sentimento coletivo. “É muito gratificante ver nosso trabalho valorizado. Cada peça que faço é com muito carinho e dedicação, e poder compartilhar isso com o público me dá orgulho e motivação para continuar. É emocionante ver as pessoas conhecendo nosso trabalho e um pouco da nossa história", finaliza.

Em visita à FAC, a vice-governadora, Hana Ghassan, passou pelo estande da Coostafe e foi presenteada com um quadro confeccionado pelas internas da cooperativa.

Continua após a publicidade

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS SEAP Pará