Com 92% dos serviços concluídos, a obra da Policlínica de Santarém, no oeste do Pará, entra na fase de conclusão. O espaço, que ocupa mais de 2 mil metros quadrados, vai oferecer atendimento em 36 especialidades médicas e exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética e raio-X. O investimento do governo do Estado em mais uma importante unidade de saúde ultrapassa R$ 25 milhões.
A construção integra o plano estadual de ampliação do acesso à saúde especializada em todas as regiões do Pará. A estratégia descentraliza o atendimento, com base no modelo da Policlínica Metropolitana, entregue em Belém em 2020, e já em funcionamento nos municípios de Capanema, Tucuruí, Bragança e Marabá, beneficiando moradores do nordeste e sudeste paraense.
Atendimento especializado- Além de consultas e exames, a Policlínica de Santarém contará com o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), com salas de acolhimento, atendimento multidisciplinar, consultórios, sala multiuso e jardim sensorial. A estrutura oferecerá ainda recepção ampla, laboratórios, consultórios multiprofissionais, salas de espera para até 250 pessoas e ambientes exclusivos para diagnóstico e procedimentos.
“A entrega da Policlínica de Santarém representa um marco para a saúde pública da região. Estamos ampliando a rede de atendimento especializado, garantindo mais acesso, acolhimento e resolutividade para a população do Baixo Amazonas. Esse é um compromisso do governo do Estado com a interiorização da saúde e o fortalecimento do SUS no Pará”, destaca a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.
A obra é conduzida pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), e garantiu cerca de 100 empregos diretos em Santarém. Para o secretário Ruy Cabral, a nova unidade vai oferecr um trabalho vital na região.
“Estamos avançando para a reta final da obra da Policlínica de Santarém, um equipamento público importante que vai melhorar o acesso das pessoas a cuidados de saúde especializados, com consultas e exames em um único local. Com mais esse serviço, o Governo do Pará contribui para a melhoria no atendimento da rede pública de saúde no município e na Região Baixo Amazonas”, afirma o titular da Seop.
Qualificação- Responsável pelo acompanhamento da obra, o engenheiro civil Alisson Lobato ressalta o empenho da equipe na execução dos serviços, além dos benefícios que a reestruturação trará para a comunidade. “Estamos correndo para que a obra fique em perfeito estado, que atenda à população da melhor maneira. A gente está buscando a modernidade para atender a população com a melhor facilidade de entrada, recepção adequada e ambientes com qualidade e conforto, para que todos sejam bem acolhidos”, informa o engenheiro.
Presente desde o início da obra, o operário Helder Silva, que conseguiu emprego graças à construção, acredita que a unidade fará diferença para quem precisa de atendimento na rede pública. “Acho que vai ajudar a cidade; vai ser uma melhora para a saúde. As pessoas de outros municípios vêm para cá para atendimento e, às vezes, não contavam com esse serviço especializado. Agora, vai ser bem melhor”, afirma.
A Policlínica ofertará serviços exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com acesso por agendamento e encaminhamento feitos pelas unidades da rede estadual, conforme os fluxos de regulação. A unidade possibilitará atendimento integrado, evitando deslocamentos para outros municípios e garantindo agilidade na realização de exames e diagnósticos.