Geral ENTRADA GRATUITA
Exposição ‘Círio: Festa em movimento’ inaugura nova fase do Museu do Círio nesta quarta-feira (8)
Mostra, que ficará em cartaz até 11 de janeiro de 2026, estimula a memória dos visitantes a partir dos símbolos da celebração religiosa
08/10/2025 14h31
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Museu do Círio, fica no Complexo Feliz Lusitânia, em Belém

A exposição“Círio: Festa em movimento”inaugura uma nova fase do Museu do Círio, a partir desta quarta-feira (8). Segundo o diretor do museu, Márcio Figueiredo, a mostra se soma à celebração dos 40 anos de existência do espaço, que serão completados em outubro de 2026. Localizado no Complexo Feliz Lusitânia, em Belém, o museu manterá a exposição em cartaz até 11 de janeiro de 2026, com entrada gratuita e visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.

A mostra reúne diferentes peças do acervo do museu que remontam à história do espaço e da festividade de Nossa Senhora de Nazaré, uma das maiores manifestações culturais do país. O tema se inspira no movimento da corda que avança, da multidão que caminha, da fé que pulsa em cada canto da cidade, e também no processo de transformação pelo qual passa o próprio museu.

A realização é do Instituto Sotaques, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), ao qual o Museu do Círio é vinculado. O patrocínio é da Hydro, via Lei Rouanet.

Nessa nova etapa, além da restauração estrutural, o museu busca oferecer uma experiência multissensorial aos visitantes, com uma expografia permanente e interpretativa. Para o diretor, a reforma e a exposição se conectam no propósito de mostrar que o Círio também se renova a cada ano. A escolha de iniciar a mostra às vésperas da festa reforça essa ideia de constante movimento.

“A nossa expectativa é de que as pessoas possam entrar no Museu do Círio e saírem diferentes, com o pensamento de que o Círio não é algo enraizado, mas em movimento, vivo e em transformação. Essa é a proposta desta nova fase: apresentar o Círio como algo dinâmico, em constante renovação”, explica Figueiredo.

Continua após a publicidade

A seleção das peças privilegia os principais símbolos da festividade, como a corda, o manto de Nossa Senhora de Nazaré e a berlinda, que a conduz nos traslados. A mostra também exibe uma série de fotografias de Rafael Tomazi, fotógrafo que já colaborou com o museu em outras ocasiões e cedeu imagens especialmente para esta edição. “É uma exposição composta, em sua maioria, por elementos do próprio acervo do Museu do Círio, mas com uma nova roupagem. Queremos contar uma nova história utilizando o nosso acervo e essas fotografias, que dialogam com o conceito da mostra”, completa o diretor.

O lançamento também marca o início de uma campanha de mobilização para captação de recursos, com o objetivo de atrair empresas e instituições parceiras na construção de um espaço à altura da grandiosidade do Círio e do povo paraense. “É uma exposição aberta e feita para todos. Quem vive o Círio há anos vai se reconhecer, e quem nunca participou vai poder compreender que o Círio não acontece apenas no segundo domingo de outubro. Ele ocupa todo o mês, envolve diversas profissões e celebrações. Como diz o próprio nome da mostra: Círio, festa em movimento”, conclui Figueiredo.

Serviço
Exposição: Círio: Festa em Movimento
Local: Museu do Círio – Complexo Feliz Lusitânia, Belém/PA
Abertura: 8 de outubro
Período: até 11 de janeiro de 2026
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

Continua após a publicidade

Texto: Maycon Marte / Ascom Secult