Geral MEIO AMBIENTE
Semas realiza oficina do Inova Sociobio para fortalecer bioeconomia no Pará
A atividade reuniu representantes das organizações que tiveram propostas pré-selecionadas na chamada pública e marca uma etapa decisiva para transf...
28/09/2025 18h32
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, entre os dias 24 e 26 de setembro, em Belém, a Oficina de Elaboração de Planos de Trabalho do Inova Sociobio, iniciativa voltada a povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares (PIQCTAFs) do Pará. A atividade reuniu representantes das organizações que tiveram propostas pré-selecionadas na chamada pública e marca uma etapa decisiva para transformar ideias em projetos estruturados, viáveis e alinhados à agenda da bioeconomia no Estado.

A chamada de propostas do Inova Sociobio vai destinar R$ 3,4 milhões para fortalecer sociobionegócios em diferentes estágios de desenvolvimento, conectando produção sustentável, tecnologias regenerativas e oportunidades de mercado.

O Inova Sociobio está alinhado às diretrizes de políticas públicas do governo do Pará, que promovem a bioeconomia como alternativa ao desmatamento e como caminho para um desenvolvimento sustentável. A ação integra também o Programa Floresta em Pé, fruto de cooperação financeira entre os governos do Brasil e da Alemanha, por meio do banco de desenvolvimento alemão KfW, e conta ainda com o apoio da Fundação Gordon e Betty Moore, via Fundo Amazônia Oriental (FAO).

A secretária de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy, destacou: “O Inova Sociobio 2.0 é uma oportunidade concreta de transformar o conhecimento dos povos da floresta em empreendimentos sustentáveis. Nosso objetivo é valorizar saberes tradicionais, promover geração de renda local e consolidar a bioeconomia como alternativa ao desmatamento e ao desenvolvimento socioeconômico”.

Ela também ressaltou a colaboração do Programa UK Pact, promovido com recursos do Reino Unido, que possibilitou a contratação da consultoria Trama Brasil Projetos, contribuindo com estratégias de elaboração, comunicação e condução da chamada pública. O Centro Universitário do Estado do Pará foi contratado para realizar capacitações que auxiliaram no detalhamento dos planos de trabalho apresentados pelos proponentes.

Continua após a publicidade

No total, 20 propostas foram selecionadas, abrangendo diferentes segmentos sociais de PIQCTAFs e regiões como Guamá, Rio Caeté, Baixo Amazonas, Tocantins, Araguaia, Lago Tucuruí, Marajó, Xingu e Rio Capim. Cada organização indicou dois representantes para participar da oficina, considerada etapa obrigatória para aprovação final dos projetos.

“O evento valoriza as Organizações de Base Comunitária e fortalece sua capacidade de transformar ideias em projetos concretos. Além disso, mostra como a parceria entre a Semas, a FAS, o FAO e a Fundação Gordon e Betty Moore amplia os impactos financeiros, sociais e ambientais para diferentes territórios do Pará”, explicou Jonas Gebara, gerente de projetos do Funbio, responsável pela gestão operacional e financeira do FAO.

“O Inova Sociobio é uma experiência inovadora que vai transformar a vida nos territórios e fortalecer nossos empreendimentos. Os cases de sucesso apresentados vão gerar mudanças reais, desde a inovação em equipamentos até a capacitação de pessoas, que depois multiplicarão esse conhecimento”, afirmou Lucilene Munduruku, da Instituição COOPAFS, cooperativa dos produtores da agricultura familiar de Santarém.

Continua após a publicidade

“O Inova Sociobio é mais do que um espaço de capacitação: é um momento de fortalecimento das organizações comunitárias, que passam a transformar suas ideias em planos de trabalho concretos e viáveis”, destacou Luis Piva, gerente do Programa Floresta em Pé na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), instituição parceira na execução da iniciativa e representante do KfW no evento.

“A Trama Brasil Projetos foi contratada pelo programa UK Pact do Reino Unido para oferecer assistência técnica à Semas, apoiando a segunda fase do Inova Sociobio. A consultoria articulou uma equipe mista com membros da Secretaria para planejar a execução do processo, desde a elaboração do edital até a seleção final dos proponentes, auxiliou na relação entre FAS e Semas, coordenou a divulgação da chamada de propostas aos PIQCTAFs e contratou o CESUPA para conduzir a mentoria aos proponentes na etapa de detalhamento dos planos de trabalho”, afirmou Pedro Leitão, representante da consultoria Trama Brasil Projetos.

Após a oficina, os planos de trabalho serão analisados pela Câmara Técnica, que poderá sugerir ajustes e recomendações. As propostas aprovadas terão prazo de doze meses para execução.

A iniciativa está em consonância com os decretos que instituíram o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), a Estratégia Estadual de Bioeconomia e o Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio), consolidando o papel da Semas na condução de políticas públicas que reconhecem a bioeconomia como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável no Pará.