Neste sábado, 20, ocorre a apresentação do musical “Visão do amor: música em todos os sentidos”, no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, na Folha 16, com sessões às 9h e às 10h30 da manhã. O musical é uma parceria entre o Universo GAP e o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV).
A apresentação tem como temática as quatro estações, representadas por meio de 12 músicas e de algumas surpresas no palco, que serão conduzidas por 50 alunos do Universo GAP e dois músicos alunos do CAP-DV.
O sentido a ser trabalhado em “Visão do amor”, como o próprio nome sugere, será a visão, levando adiante uma mensagem de inclusão por meio da arte. Um spoiler: as pessoas vão colocar vendas nos olhos em parte do musical, a fim de que esse sentido seja aguçado.
Daiana Viegas, dona do Universo GAP, explica como será a dinâmica do musical e o porquê de o CAP participar dessa iniciativa.
“Músicas que falam de cheiros, de calor, de tristeza, trazendo essa ideia que o inverno é um tempo mais frio, mais triste. Mas também traz o outono como uma estação de maturidade, de frutos, com mensagens de paz, amor, esperança. Uma das músicas principais da evento, vai dizer que o amor é o segredo para todas as coisas. Por isso, o nome. Ver com empatia, com o coração as coisas. Não tinha como a gente trabalhar e falar de visão, das dificuldades de alguém que não tem visão, sem conhecer o CAP”, explana.
Setenta alunos do CAP-DV estarão na plateia durante as sessões do musical. A parceria das duas instituições surgiu, inicialmente, para troca de conhecimentos e depois foi ampliada, como ressalta a coordenadora pedagógica do CAP-DV, Greiciane Feitosa.
“A nossa parceria foi muito suave, delicada. O GAP chegou com uma proposta, apresentando esse musical para a gente. Até então, íamos ajudar um pouco em relação à organização, adaptação de materiais, mas foi fluindo essa parceria e percebemos a sensibilidade que esse projeto tinha. É possível realizar os sonhos, ter esse olhar sensível, incluir, principalmente, sem preconceito. A inclusão como um todo”, comenta.
O violão faz parte da vida de Igor Lopes desde os 11 anos. Ama tanto os instrumentos que cursa Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará. Igor, que é do município de Novo Repartimento e recebe acompanhamento do CAP-DV desde 2023, agora, tem a oportunidade de se apresentar no musical.
“Para mim, é um momento importante, musicalmente falando, por estar fazendo o que eu gosto, que é música. É um momento de reflexão, mostrar a essas crianças a realidade do mundo da pessoa com deficiência e para as pessoas em geral. É um momento muito importante, que a gente reúne cultura com quebras de preconceitos. Vai ser muito válido, produtivo”, ressalta.
Quem o acompanhará por meio da voz será Ângela Santos, também é aluna do CAP-DV, onde é estuda há quase 20 anos. Ela recebeu o convite para participar do musical em abril no momento em que descobria uma perda auditiva. Ela canta ativamente desde 2018, a parti daí, aprendeu a tocar violão e ingressou no teclado e na flauta.
“O trabalho com essas crianças é muito bom. Ensiná-las, transformá-las em uma nova geração que tenha senso de igualdade. É um momento muito maravilhoso, principalmente colocando em termo musical, porque transformar isso para música, transmitir a sensação de ser cego em músicas, é algo muito importante”, afirma.
Transbordando de alegria está o pequeno Davi Lamare, aluno do GAP, que também vai se apresentar no musical.
“Estou me sentindo bem feliz. O que eu mais gosto dos ensaios são as músicas. Eu fico feliz. Todos têm o mesmo sentido daquilo”, destaca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Acessibilidade: Universo GAP e CAP-DV apresentam musical “Visão do amor: música em todos os sentidos”, com mensagem de inclusão pela arte appeared first on Prefeitura de Marabá .