O atleta paraense Willian Rafael, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na luta greco-romana (até 48 kg) nos Jogos da Juventude Caixa, realizados em Brasília (DF). Esta é a primeira medalha da delegação do Pará no segundo bloco da maior competição multiesportiva do país para jovens de 14 a 17 anos, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os atletas contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Na final, Willian enfrentou o representante do Rio de Janeiro, que levou o ouro. Apesar da derrota, o jovem atleta celebrou a conquista histórica em sua estreia nos Jogos. “Estou muito feliz. É a minha primeira vez nos Jogos da Juventude e já conquistei uma medalha de prata para o Pará. Vou continuar treinando para trazer mais conquistas. Amanhã temos a disputa por equipes e acredito que será mais uma grande oportunidade”, afirmou.
No feminino, a lutadora Amanda Nascimento, também de 16 anos, disputou a medalha de bronze na categoria até 73 kg, estilo livre. Apesar da derrota, a atleta valorizou a experiência. “Estou feliz por voltar aos jogos e desta vez disputar o terceiro lugar. Infelizmente não consegui, mas seguimos motivados para a disputa em equipe”, destacou.
Nas demais modalidades, os resultados do Pará foram equilibrados:
No quadro geral, o Pará ocupa a 23ª colocação, com duas medalhas conquistadas até agora: uma de prata e uma de bronze.
Delegação paraense e valorização do esporte
A delegação do Pará é composta por 61 atletas, que disputam as modalidades de basquete, futsal, vôlei de praia e wrestling. Os Jogos da Juventude seguem até o dia 25 de setembro, reunindo cerca de 4.700 jovens atletas de todo o Brasil.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, parabenizou os atletas e ressaltou a importância da participação. “O resultado do Willian é motivo de muito orgulho para todos nós. É a prova de que o talento do Pará está presente em diversas modalidades, inclusive na luta olímpica. Cada atleta que participa dos Jogos da Juventude representa não só o seu esporte, mas todo o nosso Estado. Esse evento é fundamental porque oferece experiência, intercâmbio e crescimento para os jovens, além de abrir portas para o futuro do esporte paraense”, destacou.