Geral GESTÃO PARTICI...
Semas realiza ações de educação ambiental voltada aos acordo de pesca do Estado do Pará
As ações contaram com a contribuição voluntária dos pescadores para diálogo sobre a importância do monitoramento de pesca
10/09/2025 18h57
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, durante o mês de setembro, diversas ações envolvendo os acordos de pesca do Pará, nos municípios de Curralinho, Oeiras e Monte Alegre. As reuniões tiveram como objetivo dialogar com a comunidade as regras dos acordos e refletir sobre a importância dos períodos de defeso para o ciclo reprodutivo do camarão e do pescado.

Em parceria com a empresa de serviços ambientais Arvut, foram realizadas, no período de 26 de agosto a 1º de setembro, reuniões informativas para o fortalecimento do acordo de pesca do camarão da Amazônia, com lideranças e comunidades dos municípios de Curralinho e Oeiras. Enquanto a região de Monte Alegre recebeu, de 1º a 5 de setembro, reuniões informativas voltadas ao acordo de pesca do município, visando disseminar as informações nas comunidades de Aldeia, Jaburu, Mucurituba, Passagem e Miri.

“Nesta campanha de fortalecimento, foi discutido com os pescadores sobre a importância do monitoramento da pesca, contando com o registro de dados dessa atividade, como o tamanho e peso dos peixes e camarões capturados, período anual e espécies pescadas. A comparação desses dados ao longo do ano será fundamental para a avaliação do sucesso do acordo, por meio da análise dos resultados da atividade da pesca nos municípios”, ressalta a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro.

Os acordos de pesca são instrumentos de gestão participativa voltados ao ordenamento da atividade pesqueira no Estado do Pará. Fundamentados na articulação entre comunidades e governo, esses acordos têm como objetivo assegurar o uso sustentável dos recursos pesqueiros, promover a conservação dos ecossistemas aquáticos e fortalecer a segurança alimentar e econômica das populações ribeirinhas.

Rosivânia Ferreira, moradora da comunidade de Miri informa que “estamos inseridos no acordo de pesca de Monte Alegre, e, durante essa semana, tivemos a participação intensa da Semas em parceria com Arvut, desenvolvendo diversas atividades na comunidade, buscando fortalecer o nosso acordo de pesca, como o curso de monitoramento de pesca e a entrega de uma embarcação, então somos muito gratos e gostaríamos de ter mais atividades como essa que visem fortalecer a nossa comunidade e o nosso acordo”.

Continua após a publicidade

As ações têm como diretriz difundir o acordo de pesca no Pará, em consonância com os preceitos instituídos pela legislação, no fortalecimento da gestão territorial por meio da educação ambiental.

Andreia finaliza explicando que as informações foram trabalhadas por meio de cartilhas informativas para as comunidades pesqueiras e atividades lúdicas com alunos do Ensino Fundamental das escolas dessas localidades. “Explicamos sobre a história do camarão e do pescado, oferecemos jogos como o da memória e da pescaria. Essas ações trouxeram para este público a reflexão de como contribuir para garantir que o camarão e o pescado não desapareçam dos rios”, reforça Andreia.

Texto de Vinícius Silva/ Ascom Semas

Continua após a publicidade