Geral CIÊNCIA E TECN...
Tecnologia desenvolvida no PCT Guamá abre caminho para gestão mais eficiente da energia
Sistema mostra em tempo real como usuário está consumindo energia
09/09/2025 08h19
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, tem como missão estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Entre as soluções desenvolvidas no ecossistema de inovação do PCT está o Smart Click, tecnologia criada pela Amazon Tech, empresa residente do parque. O sistema permite Gerenciar o consumo de energia e monitorar parâmetros como tensão, corrente e fator de potência, oferecendo praticidade para acompanhar o desempenho de equipamentos, residências ou estabelecimentos comerciais. O sistema realiza leituras em tempo real via internet e pode ser utilizado tanto por consumidores de energia solar quanto convencional.

“Ele ajuda na gestão do consumo de energia, o que é fundamental atualmente. Por exemplo, se a tensão cair para zero, o sistema envia um alerta, evitando prejuízo como a perda de estoques refrigerados”, explica Alex Guedes, sócio da empresa. A solução também é indicada para o setor industrial, onde o consumo de energia é elevado.

Solução contou com networking qualificado do PCT Guamá, apontam sócio de empresa
O desenvolvimento levou dois anos e contou com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Edital Finep Amazônia. A metodologia incluiu a instalação de uma usina solar fotovoltaica no telhado do Espaço Empreendedor, utilizada para validar a tecnologia.Instalada no PCT Guamá desde 2020, a Amazon Tech já firmou parcerias com o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e participou de iniciativas como o Impulso Amazônia.

Segundo os sócios Alex Guedes e Elionai Sobrinho, o ambiente do Parque oferece networking qualificado, acesso a editais de fomento e oportunidades de participação em projetos estratégicos, como a Minirrede Híbrida do Ceamazon. Além do Smart Click, a empresa também criou o Whatsun, plataforma para monitoramento de geradores que recebeu qualificação e apoio do programa Startup Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Continua após a publicidade

Criada em 2018 por dois engenheiros eletricistas e um engenheiro mecânico, a Amazon Tech surgiu da experiência acadêmica e da identificação de demandas não atendidas no mercado. Especializada em energia solar, a empresa já realizou centenas de atendimentos no Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Piauí e Tocantins. Os serviços da empresa incluem projetos, implantação e manutenção de sistemas solares, consultoria especializada, P&D em tecnologia e eficiência energética.

PCT é referência em inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

O PCT fica nas margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, entre os campi da UFPA e da UFRA, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

Continua após a publicidade

O complexo tem mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 17 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica. O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.