Com mais de 30 mil atendimentos realizados apenas no primeiro semestre deste ano e 98% deles finalizados com sucesso, o call center do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (Igepps) se consolida como setor fundamental para assegurar acesso rápido e eficiente a informações e serviços previdenciários.
"Não preciso mais sair de casa, ligo e sou muito bem atendida por todos. Antes tinha que ir acompanhada de alguém e enfrentar uma fila, passava uma manhã fora. Agora, eu mesma consigo resolver sem ocupar alguém em casa", parabenizou dona Maria Helena Oliveira, de 82 anos, aposentada da Secretaria Estadual de Educação.
Seja para tirar dúvidas sobre aposentadoria, pensão, contribuições ou outros serviços oferecidos pelo Instituto, a central de atendimento telefônico se tornou um pilar de acessibilidade. Com o acesso digital e presencial nem sempre viável em um estado tão grande como o Pará, o call center se posiciona como solução prática para alcançar os segurados em diferentes municípios.
"Fiquei muito surpreso com a agilidade do atendimento, disse o aposentado Milton Miranda, de 73 anos, morador de Ananindeua, na região metropolitana. Ele contou que "geralmente em órgão público quando liga ninguém atende", e reforçou a importância do atendimento por telefone. " É muito necessário hoje em dia com a correria de todos. Por telefone consigo ter as informações muito rápido".
As equipes de atendimento, além de prestarem informações, também são treinadas para guiar os segurados em processos complexos, orientando sobre a documentação necessária para solicitações, prazos e procedimentos. Essa orientação prévia não só otimiza o tempo de quem busca informação, mas também contribui para a desburocratização dos serviços, ao evitar que os segurados se desloquem até uma agência apenas para saberem a documentação que precisam.
"O atendimento só alcança resultados tão expressivos porque temos uma equipe dedicada e preparada. Cada atendente entende que, do outro lado da linha, há um segurado que precisa ser ouvido com atenção e ter suas dúvidas resolvidas com clareza. Nosso objetivo é facilitar a vida dessas pessoas, oferecendo um atendimento humano, ágil e confiável. Esse trabalho em conjunto que fortalece a confiança no Igepps aproxima ainda mais o Instituto de seus beneficiários," afirmou Luciano Campos, gerente da central de atendimento do Instituto.
O atendimento no call center do Igepps é feito por telefone(3182-3500), Webchat e WhatsApp, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 7h às 14h, exceto aos feriados. Cada ligação recebida é uma oportunidade de aproximar o Instituto dos segurados.
“O aprimoramento na prestação dos serviços é uma busca constante da gestão do Igepps, pois entendemos que o atendimento eficiente e humano ao servidor também vai refletir na celeridade da análise dos processos e concessões de benefícios”, destaca o presidente do Instituto, Washington Albuquerque.
Para agilizar o tempo resposta às demandas recebidas a gerência da central de atendimento destacou um integrante do call center para cada um dos cinco setores envolvidos na análise e concessão de benefícios, levando em consideração que dúvidas sobre o andamento de processos estão entre as principais solicitações recebidas. Os atendentes recepcionam as ligações dando as devidas tratativas. Entre maio e junho foram mais de mil atendimentos realizados somente com a Coordenadoria de Cadastro e Habilitação (CCAH), o setor mais demandado, seguido pela Coordenadoria de Concessão de Benefícios (CCOB).