O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, dispõe de um espaço essencial para o cuidado especializado em reumatologia ao oferecer Sala de Infusão para atendimento de diversas doenças reumáticas, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, entre outras.
O espaço com poltronas e uma equipe multiprofissional formada por médicos reumatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam em conjunto no tratamento de pacientes com doenças autoimunes que necessitam de medicamentos de uso contínuo.
Entre as usuárias beneficiadas está Antônia Tavares, 37 anos, da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, a cerca de 100 km da capital paraense, Belém. O marido de Antônia, Francisco Tavares, 47 anos, relata uma melhora significativa, após o início do tratamento no HJB.
“Ela era uma pessoa acamada, que ficou cerca de oito meses em casa nessa condição. Após o diagnóstico, buscamos ajuda profissional e ela foi transferida para o Jean Bitar para iniciar o tratamento. Hoje minha esposa consegue se levantar sozinha, andar dentro de casa, coisas que antes não eram possíveis”, ressaltou agradecido pela melhoria da saúde dela.
Outra história de superação é da paciente Lohane Peixoto, 26 anos, moradora de Muaná, na Ilha do Marajó, a 106 km de Belém, por via marítima. A mãe dela e acompanhante, Valéria Peixoto, destaca a qualidade do atendimento. “Minha filha faz tratamento no HJB desde 2017, são quase nove anos. Aqui encontrei os melhores especialistas, que oferecem atendimento humanizado, consultas, exames, pulsoterapia e acompanhamento ambulatorial de qualidade”, ressaltou.
Dados -De janeiro a julho deste ano, o HJB realizou 3.206 atendimentos ambulatoriais em reumatologia, especialidade responsável pelo tratamento das doenças reumatológicas.
Segundo a médica reumatologista Carolina Kahwage, muitas pessoas ainda associam a sala de infusão apenas à aplicação de medicamentos endovenosos, mas a prática vai além disso. “No espaço realizamos a aplicação de imunobiológicos e imunossupressores, como infliximabe, tocilizumabe, rituximabe, abatacepte, belimumabe, entre outros. Também podem ser administrados medicamentos em regime de pulsoterapia”.
Para a gerente Assistencial, Alexandra do Carmo, a sala de infusão do Hospital Jean Bitar é referência no tratamento de doenças autoimunes e crônicas que exigem terapias intravenosas. O serviço já consolidado, permite o acesso da população do Pará, a cuidados especializados, com segurança, acolhimento e acompanhamento multiprofissional.
“A atuação do enfermeiro nesse espaço requer treinamento e habilitação específicos, fundamentais para a administração correta das medicações e o manejo de possíveis intercorrências. Assim, o hospital reafirma seu compromisso em oferecer uma assistência qualificada, segura e humanizada à população paraense que depende desses serviços do SUS”, frisou Alexandra do Carmo.
Serviço:O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB