Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, promoveu uma ação interativa voltada a pacientes do ambulatório e das unidades de internação, com o objetivo de reforçar a importância de hábitos alimentares saudáveis na prevenção de doenças cardiovasculares. A iniciativa foi organizada pelas equipes do Serviço de Nutrição e Fisioterapia da unidade, nesta sexta-feira (8).
A atividade uniu informação e descontração, por meio de dinâmicas, como a “Roleta de dicas e perguntas”, e abordou mitos e verdades sobre alimentos que podem controlar o colesterol, incluindo sugestões para o dia a dia.
“O objetivo dessa ação foi aproveitarmos a data e trazer esse assunto de maneira mais simples, com informações do cotidiano e bem equilibrada e descontraída, mostrando a alimentação adequada como aliada ao bom funcionamento do coração e com qualidade de vida”, destacou a supervisora da equipe de Nutrição do Hospital, Marcela Maira.
Thalia Mesquita, do município de Ulianópolis, no sudeste paraense, está internada para retirar pedra na vesícula. Ela participou de atividade com a equipe de fisioterapia, e também foi informada sobre como cuidar melhor da saúde após a cirurgia e evitar doenças. “Me surpreendeu. Achei bem diferente receber essas orientações de alimentação e também poder estar vindo aqui fazer uma atividade com a fisioterapia, interagir, conversar. É muito bom”, avaliou a paciente.
Ar livre- Coordenadora do Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Clara Martins ressaltou o trabalho desenvolvido para melhorar o tratamento das pacientes. “Toda sexta-feira nós temos uma atividade muito especial para as pacientes internadas, uma sessão de fisioterapia ao ar livre, incentivando a participação de forma mais espontânea e leve, além de contribuir para a recuperação e uma experiência mais humanizada durante a internação. Hoje, em especial, realizamos a atividade com a equipe de Nutrição, que veio agregar com atividade lúdica para reforçar a conscientização sobre o controle do colesterol”, acrescentou a profissional.
Ao final das atividades, cada participante recebeu um kit com ervas finas, símbolo do incentivo à alimentação equilibrada e ao preparo de refeições mais naturais. A iniciativa reforça o compromisso do Hospital com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, aproximando o conhecimento científico da rotina das pacientes.