Geral AGOSTO LILÁS
Fundação ParáPaz reforça conscientização sobre violência contra as mulheres
No mês alusivo aos 19 anos da Lei Maria da Penha, a Fundação realiza palestras, blitz educativas e outras ações para fortalecer a rede de proteção ...
08/08/2025 18h47
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Fundação ParáPaz está promovendo neste mês diversas atividades em alusão à campanha Agosto Lilás, que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha - sancionada em 7 de agosto de 2006 -, uma das principais ferramentas de combate à violência doméstica e familiar no Brasil. Ações já ocorreram em várias unidades da Fundação na Região Metropolitana de Belém e no interior, enfatizando a conscientização, informação e apoio às mulheres.

Em Tucuruí, a equipe da Fundação ParáPaz se uniu à Polícia Civil e realizou uma mobilização simbólica, colocando laços na cor lilás em um dos pontos mais movimentados da área urbana, chamando a atenção das pessoas para o tema.

Já em Ananindeua, a equipe da unidade ParáPaz Mulher, que integra a Casa da Mulher Brasileira, levou informação direto ao público. Houve abordagem dentro de academias, com entrega de folders e o “violentômetro”, uma ferramenta que ajuda a identificar sinais de violência nos relacionamentos, dos mais sutis aos mais graves.

Ação educativa- Em Marabá, a Fundação também esteve presente nas ruas. Em parceria com a Delegacia da Mulher (Deam) e a Procuradoria da Mulher, foi realizada uma blitz educativa em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. A ação alertou motoristas, pedestres e passageiros sobre diferentes tipos de violência que afetam tantas mulheres, e os caminhos para buscar ajuda.

No município de Vigia de Nazaré, a programação se estenderá por todo o mês. A equipe da unidade local prepara uma série de atividades com o apoio de órgãos que atuam na defesa dos direitos da mulher. Estão previstas palestras, rodas de conversa, atendimento itinerante e outras ações voltadas à prevenção, denúncia e enfrentamento à violência doméstica.

Continua após a publicidade

Já em Mocajuba, a equipe promoveu palestras educativas visando alertar as mulheres e divulgar aa campanha Agosto Lilás, reforçando que informação é um direito e uma forma de proteção.

Na capital, a unidade ParáPaz Mulher Belém se prepara para uma programação especial destinada às mulheres assistidas. No próximo dia 14 de agosto (quinta-feira) haverá palestra sobre autoestima, amor próprio e autonomia das mulheres. Já no dia 22 de agosto, a equipe irá às ruas com uma blitz informativa, distribuir materiais educativos e conversar com a população sobre a Lei Maria da Penha e conscientização sobre os tipos de violência.