Cotijuba, ilha próxima a Belém, é um destino turístico popular conhecido por sua beleza natural, atmosfera tranquila e rica história. A ilha está cada vez mais perto de ganhar uma delegacia moderna e equipada para atender às necessidades da população. As obras da nova estrutura avançam em ritmo acelerado e já atingiram 66,45% de conclusão, marcando um importante passo para o fortalecimento da segurança pública na região.
A iniciativa do Governo do Pará é executada com recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e reforça o fortalecimento da segurança em áreas estratégicas do território estadual. Até então, a Polícia Civil não tem um espaço adequado e com a obra, os policiais civis estarão presentes 24 horas na localidade, juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Com orçamento de R$ 3,27 milhões, o novo equipamento vai beneficiar tanto moradores quanto visitantes da ilha. A estrutura está sendo erguida em um terreno de 940 metros quadrados e tem entrega prevista para o segundo semestre de 2025. A nova unidade vai fortalecer a justiça social e a cidadania, explica o secretário titular da Segup, Ualame Machado
“A partir da nova delegacia se estabelece uma presença física das forças de segurança, o que serve como um dissuasor para atividades criminosas. A visibilidade dos policiais e da infraestrutura policial transmite uma sensação de segurança e ordem. Além disso, permite uma resposta mais rápida a chamados de emergência. Policiais baseados na comunidade podem chegar ao local de um incidente em menos tempo, o que é vital em situações como assaltos, violência doméstica e acidentes”, explanou.
Estrutura - O novo prédio será equipado para oferecer o melhor atendimento aos 8 mil habitantes que residem na Ilha, localizada a 20 km da capital paraense, Belém. O novo equipamento de segurança vai garantir agilidade no registro de ocorrências para os moradores e visitantes, que atualmente são atendidos no Distrito de Icoaraci.
“A Delegacia de Cotijuba é uma construção de várias mãos. Além de ser uma grande conquista para a PCPA, sempre foi um anseio da comunidade que, inclusive, cedeu o espaço onde vai funcionar a unidade. A delegacia, que será vinculada à Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), vai enfrentar a criminalidade de forma sistemática dando mais tranquilidade à população local e às pessoas que frequentam a ilha”, disse Benassuly, delegado-geral da PCPA.
A nova Delegacia de Cotijuba terá recepção, lavabo público e adaptado, depósito para materiais de limpeza, sala de ocorrências, gabinete do delegado, salas para investigadores, cartório com área para escrivão e arquivos, além de alojamentos, copa, área de serviço, celas masculinas e custódia especial.
Fundo de Investimento da Segurança Pública -O Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Segup, foi criado com o objetivo de captar e gerir recursos oriundos da prestação de serviços das forças policiais. Esses recursos são aplicados na melhoria das estruturas físicas, reequipamento, reformas e ações estratégicas das instituições de segurança pública.
Em 2025, cerca de 8 unidades policiais receberam obras de manutenção em um valor estimado em R$ 2.2 milhões. As unidades que já receberam obras este ano foram: Parauapebas, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Nova Timboteua, Ourilândia do Norte, Santo Antônio do Tauá, Breves e Augusto Corrêa.